Dúvidas Frequentes

Caro(a) candidato(a), aqui você encontrará respostas para as suas dúvidas referentes ao Processo Seletivo Vestibular do 1º Semestre de 2020.

Classificação

Instituído pelo Decreto Estadual nº 49.602/05 e nos termos da Deliberação CEETEPS nº 08/07, o Sistema de Pontuação Acrescida implica no acréscimo de pontos à nota final obtida em exame seletivo, ao candidato que declare ser afrodescendente e/ou demonstre ter cursado todas as séries do ensino médio em instituições públicas existentes no território nacional brasileiro.

Poderão ser acrescidos os seguintes percentuais à nota final do candidato:

I -       três por cento (3%) para o candidato que se declarar afrodescendente.

II -     dez por cento (10%) para o candidato que declarar ter cursado todas as séries do ensino médio, em instituições públicas, devendo, no ato da matrícula, apresentar o(s) documento(s) comprobatório(s) demonstrando esta escolaridade.

III -   treze por cento (13%) para candidato que atender cumulativamente os itens  I e II  - “afrodescendência” e “escolaridade pública”.

 As certificações de conclusão do ensino médio que não atestem frequência em aulas, sendo obtidas apenas por provas ou exames, que sejam decorrentes do Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM,  do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - ENCCEJA, e afins, independentemente do tipo de instituição, não serão aceitas para efeito de concessão de pontuação acrescida.

A lista de classificação geral será divulgada no dia 14/01/2020, na Fatec em que o candidato pretende estudar e no site vestibularfatec.com.br.

Observações:

  • É de inteira responsabilidade do candidato a verificação da lista de classificação geral.
  • Não serão fornecidas informações a respeito da lista de classificação geral por telefone, por carta ou por e-mail.

As listas de convocados serão divulgadas na Fatec em que o candidato pretende estudar, conforme o calendário a seguir: 14/01/2020 - 1ª lista de convocados e 17/01/2020 - 2ª lista de convocados.

Observações:

  • É de inteira responsabilidade do candidato a verificação das listas de convocados.
  • Não serão fornecidas informações a respeito das listas de convocados por telefone, por carta, por e-mail ou por fax.
  • Somente a 1ª lista de convocados será divulgada no site vestibularfatec.com.br
  • A 2ª lista de convocados e as demais, se houver, serão divulgadas somente na Fatec em que o candidato pretende estudar.

Caso as vagas oferecidas não sejam preenchidas pelos candidatos convocados nas 1ª e 2ª listas, conforme o calendário acima, a secretaria de cada Fatec, posteriormente, convocará os candidatos classificados sempre em ordem decrescente de notas finais, conforme divulgação pela própria unidade de ensino. 

Para o cálculo da nota final será utilizado o seguinte critério:

Nota das questões da prova.

A nota das questões objetivas da prova será dada por:

P = 100 x NPC/64

Em que:

  • NPC = Nota ponderada total das questões, formada pelo número de respostas certas das 10 questões de peso 2 multiplicado por dois, somado ao número de respostas certas das 44  questões de matérias de peso 1.

Nessa parte da prova, o candidato que prestou o ENEM poderá utilizar a nota da parte objetiva da prova do ENEM.  A nota final (N) para as questões objetivas será dada por:

  • N = (4 x P + 1 x ENEM)/5 se ENEM maior que P ou N = P, se ENEM menor ou igual a P.

Em que:

  • P: é a nota obtida nas questões objetivas da prova da Fatec.
  • ENEM: é a nota da parte objetiva da prova do ENEM.

A Nota Final do candidato será dada pela igualdade:

NF = (8 x N + 2 x R)/10

Em que:

  • N: é a nota final da parte objetiva da prova.
  • R: é a nota obtida na redação (valor máximo100).
  • NF: é a nota final da prova.

Para o candidato que utilizar o Sistema de Pontuação Acrescida, a sua nota final será obtida pela seguinte fórmula:

NFA = NF (1 + A + P)

Em que:

  • NF: nota final obtida pelo candidato.
  • A (valor 3%): para candidatos que, no ato da inscrição, se autodeclararem afrodescendentes.
  • P (valor 10%): para candidatos que, no ato da inscrição, declararem que cursaram, integralmente, o ensino médio em instituições públicas federais, estaduais, municipais ou do Distrito Federal no territporio nacional brasileiro.

O valor máximo da NFA é 100,000.

  • Na lista de classificação geral constará o nome de todos os candidatos inscritos e as suas classificações, conforme a Fatec, a opção de curso e período.
  • A lista de convocados é elaborada com base na classificação obtida pelos candidatos no Processo Seletivo Vestibular, por ordem decrescente de notas finais, até o limite de vagas oferecidas para cada curso e Fatec.