Dúvidas Frequentes

Caro(a) candidato(a), aqui você encontrará respostas para as suas dúvidas referentes ao Processo Seletivo Vestibular do 1º Semestre de 2021.

Geral

É um processo seletivo que seleciona candidatos para as Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs), neste semestre por conta da pandemia do COVID-19, o  processo classificatório será realizado mediante análise de rendimento escolar para os Cursos Superiores de Tecnologia.

Excepcionalmente não será aplicada prova presencial para o presente Processo Seletivo.

Por conta da pandemia do COVID-19 não serão aplicadas provas presenciais. O critério adotado é o da análise do histórico escolar. A classificação final vai considerar a média aritmética simples das notas das disciplinas de português e matemática da 2ª série do Ensino Médio.

O Processo Seletivo Vestibular, do 1º Semestre de 2021, destina-se ao ingresso nos Cursos Superiores de Tecnologia oferecidos pelas Fatecs - Faculdades de Tecnologia do CEETEPS, devendo o candidato ter concluído obrigatoriamente o Ensino Médio até a data da matrícula, atendendo aos seguintes pré-requisitos:

  • Para o candidato que concluiu o Ensino Médio regular: possuir Histórico Escolar com Certificado de conclusão do Ensino Médio;
  • Para o candidato que concluiu o Ensino Médio por meio de provas ou exames de certificação de competências ou de avaliação de jovens e adultos, que sejam decorrentes do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA e afins: possuir certificação de conclusão do Ensino Médio, expedida por órgão competente.
  • Para o candidato que estiver cursando ou concluindo em 2020 o Ensino Médio regular ou a Educação de Jovens e Adultos – EJA, ou afins: possuir Histórico Escolar com Certificado de Conclusão do Ensino Médio no ato da matrícula.

Apenas para o Curso Superior de Tecnologia em Radiologia é necessário que o candidato tenha no mínimo 18 (dezoito) anos na data de Matrícula, respeitando-se o Parecer CNE/CEB Nº: 19/2007 e demais Legislações vigentes acerca da especificidade deste curso.

Os Cursos Superiores de Tecnologia (presenciais) iniciarão as aulas de forma remota (online) até que as regras do isolamento social sejam flexibilizadas a ponto de tornar possível o retorno das aulas de forma presencial nas Fatecs.

O Processo Seletivo Vestibular do 1º semestre de 2021 seguirá o seguinte cronograma:

Ø  De 25/11/2020 até às 15 horas do dia 15/12/2020 – Inscrições para o Processo Seletivo Vestibular no site www.vestibularfatec.com.br

Ø  De 16/12/2020 até 28/12/2020 – Período para análise da documentação comprobatória de escolaridade e das notas inseridas no sistema

Ø  Dia 30/12/2020 – Divulgação da Lista preliminar de inscrições deferidas e indeferidas

Ø  Dias 04/01/2021 e 05/01/2021 – Período para recurso contra a lista preliminar de inscrições (online) com a possibilidade de retificação de notas ou reenvio de documentos comprobatórios dos candidatos que tiveram a inscrição indeferida por informar erroneamente ou inserir a documentação ilegível, incompleta ou diversa do que deveria anexar.

Ø  Dia 14/01/2021 – Divulgação do resultado dos recursos

Ø  Dia 20/01/2021 - Divulgação da Lista de classificação geral no site www.vestibularfatec.com.br e da 1ª Lista de convocação dos candidatos.

Ø  Dias 21/01 e 22/01/2021 - Período para envio da documentação do requerimento de matrícula dos candidatos classificados no site www.vestibularfatec.com.br

Ø  Dias 28/01 e 29/01/2021 – Matrícula da 1ª Lista de Convocação dos candidatos.

Ø  Dia 01/02/2021 – Divulgação da 2ª Lista de convocação dos candidatos no site da Fatec em que o candidato pretende estudar (Anexo IV).

Ø  Dia 02/02/2021 – Matrícula da 2ª Lista de convocação dos candidatos.

É DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DO CANDIDATO A VERIFICAÇÃO DA LISTA PRELIMINAR DE INSCRIÇÕES DEFERIDAS E INDEFERIDAS, DO PERÍODO PARA RECURSO, DA LISTA DE CLASSIFICAÇÃO E DA CONVOCAÇÃO PARA MATRÍCULA, DE ACORDO COM CRONOGRAMA ESTABELECIDO NESTE MANUAL

Inscrições

Pelo site www.vestibularfatec.com.br. É preciso preencher a ficha de inscrição pela internet, fazer upload dos documentos solicitados e pagar a taxa no valor de R$ 39,00 (trinta e nove reais). Se não pagar até 15 de dezembro a inscrição será cancelada. O dinheiro pago depois dessa data não será devolvido.

É preciso ter seu próprio CPF para fazer a inscrição. Consulte o site www.receita.fazenda.gov.br para informações sobre como obter esse documento.

Significa enviar arquivos para um servidor, ou seja, você vai enviar, no ato da inscrição, os seus documentos para o sistema de inscrição do Vestibular da Fatec, para que esses documentos sejam analisados posteriormente.

  • Considera-se, para upload no sistema, arquivos com os seguintes documentos que comprovem o número do RG:
    • Documento de identidade expedido pela Secretaria de Segurança Pública (RG), carteira de identidade de militar pelas Forças Armadas ou pela Polícia Militar ou Cédula de Identidade de Estrangeiro (RNE), dentro da validade.
    • Carteira Nacional de Habilitação - CNH expedida nos termos da Lei Federal 9.503/97, sendo que, no ato da matrícula deverá ser apresentado o RG (cédula de identidade) impreterivelmente.

 

  • Em caso de perda, roubo ou extravio de “documento de identidade”, o candidato deverá realizar upload dos seguintes documentos:
    • Boletim de Ocorrência Policial ou Declaração/Certidão de Extravio de Documento, datado de no máximo 6 (seis) meses antes do último dia de inscrições, justificando o fato ocorrido, bem como uma foto 3x4 de rosto recente; E
    • Certidão/registro de nascimento para o candidato portador do protocolo do documento de identidade (RG) expedido pela Secretaria de Segurança Pública ou de protocolo de RNE expedido pelo Departamento de Polícia Federal competente. A certidão de casamento substitui a certidão/registro de nascimento.
  • O candidato deverá inserir, na ficha de inscrição eletrônica no campo específico para tal, os documentos comprobatórios de escolaridade (carregar no sistema arquivo obrigatoriamente nos formatos PDF, JPEG ou PNG) que comprovem as notas lançadas, conforme segue:

    • Para candidatos que concluíram o Ensino Médio Regular: upload do Histórico Escolar (frente e verso) OU Declaração de Conclusão do Ensino Médio (Anexo I – Opção I), assinada por agente escolar da escola de origem, contendo as notas finais de Português e Matemática ou equivalentes da 2ª série do Ensino Médio; OU
      • Os candidatos que concluíram o Ensino Médio na rede de escolas estaduais de São Paulo: upload do Boletim Escolar Digital contendo as notas de Português e Matemática da 2ª série do Ensino Médio. Os boletins poderão ser obtidos no site: https://sed.educacao.sp.gov.br/boletim/boletimescolar e deverão estar totalmente preenchidos contendo todas informações necessárias (nome, séries, conceitos finais e resultado final) OU;
      • Para candidatos que concluíram o Ensino Médio nas Etecs do Centro Paula Souza: poderá fazer o upload do Boletim do Sistema Acadêmico “NSA” ou “SIGA”, contendo as notas de Português e Matemática da 2ª série do Ensino Médio.
    • Para candidatos que concluíram Ensino Médio por meio da Educação de Jovens e Adultos – EJA, ou afins: upload do Histórico Escolar (frente e verso) OU Declaração de Conclusão do Ensino Médio (Anexo I – Opção I), assinada por agente escolar da escola de origem, contendo as notas finais de Português e Matemática ou equivalentes da 2ª série do Ensino Médio; OU
    • Para candidatos que estão concluindo em 2020 o Ensino Médio regular ou a Educação de Jovens e Adultos – EJA, ou afins: upload da declaração escolar assinada por agente escolar da escola de origem contendo as notas finais de Português e Matemática ou equivalentes da 2ª série do Ensino Médio (Anexo I – Opção II) concluída até 31/12/2019, desde que no ato da matrícula comprove a conclusão do Ensino Médio.
    • Para candidatos que concluíram o Ensino Médio por meio de provas ou exames de certificação de competências ou de avaliação de jovens e adultos, que sejam decorrentes do Exame Nacional do Ensino Médio – (ENEM), do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – (ENCCEJA): upload do Certificado de conclusão do Ensino Médio (frente e verso), expedido por órgão competente, contendo as notas finais de Português e Matemática ou equivalentes do Ensino Médio.
    • Para candidatos que concluíram o Ensino Médio que tenham realizado estudos equivalentes ao Ensino Médio, no todo ou em parte, no exterior: uploads do Histórico Escolar (frente e verso) contendo as notas finais de Matemática e Língua Oficial escolar equivalentes a 2ª série do Ensino Médio e do parecer de equivalência de estudos realizados no exterior emitido pela Secretaria da Educação ou Conselho Estadual de Educação (frente e verso). Os documentos em língua estrangeira deverão estar vistados pela autoridade consular brasileira no país de origem e acompanhados da respectiva tradução oficial.
  • O candidato deverá inserir, na ficha de inscrição eletrônica no campo específico para tal, as notas obtidas em Português e Matemática (ou equivalentes) considerando:

    • Para candidatos que já concluíram o Ensino Médio regular: inserir a nota final da disciplina de Português e Matemática ou equivalentes, obtida na 2ª. série do Ensino Médio.
    • Para candidatos que concluíram o Ensino Médio por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) ou equivalentes: inserir a nota de Português e Matemática ou equivalentes que consta no certificado.
    • Para candidatos que concluirão o Ensino Médio regular ou da Educação de Jovens e Adultos – EJA, ou afins no ano letivo de 2020: inserir a nota final de Português e Matemática ou equivalentes, obtida na 2ª série ou 2º termo do Ensino Médio, desde que comprovem a conclusão do Ensino Médio no ato da matrícula.
    • Para candidatos que concluíram o Ensino Médio no exterior deverão incluir as notas da Língua Oficial escolar e Matemática ou equivalentes da 2ª série do Ensino Médio.
  • O candidato deverá inserir, na ficha de inscrição eletrônica no campo específico para tal, as notas obtidas em Português e Matemática (ou equivalentes) considerando:

    • Para candidatos que já concluíram o Ensino Médio regular: inserir a nota final da disciplina de Português e Matemática ou equivalentes, obtida na 2ª. série do Ensino Médio.
    • Para candidatos que concluíram o Ensino Médio por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) ou equivalentes: inserir a nota de Português e Matemática ou equivalentes que consta no certificado.
    • Para candidatos que concluirão o Ensino Médio regular ou da Educação de Jovens e Adultos – EJA, ou afins no ano letivo de 2020: inserir a nota final de Português e Matemática ou equivalentes, obtida na 2ª série ou 2º termo do Ensino Médio, desde que comprovem a conclusão do Ensino Médio no ato da matrícula.
    • Para candidatos que concluíram o Ensino Médio no exterior deverão incluir as notas da Língua Oficial escolar e Matemática ou equivalentes da 2ª série do Ensino Médio.
    • Caso a disciplina Português tenha sido cursada acompanhada de outras (por exemplo: Língua Portuguesa, Português, Gramática, Redação, Literatura), o candidato deverá inserir apenas as notas da disciplina de Português.
    • Caso a disciplina Português não tenha sido cursada, inserir a nota das disciplinas equivalentes constantes no Anexo III.
    • Caso a disciplina Matemática tenha sido cursada acompanhada de outras (por exemplo: Matemática, Geometria e Álgebra), o candidato deverá inserir apenas as notas da disciplina de Matemática.
    • Caso a disciplina de Matemática não tenha sido cursada, inserir a nota das disciplinas equivalentes constantes no Anexo III.

Língua Portuguesa (Português)

              Literatura; Gramática; Redação; Produção de Texto; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Matemática

                Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística, Matemática Financeira, Matemática e suas Tecnologias

  • No sistema de inscrição está previsto para indicação do candidato uma série de notas, entre conceitos alfabéticos e numéricos. Caso a instituição de ensino em que o candidato estudou utilize conceitos alfabéticos e numéricos não previstos neste Manual (Anexo III) ou uma única média global do estudante, o candidato deverá solicitar na instituição de origem o preenchimento da declaração constante no Anexo I (Opção I ou II, dependendo da situação), convertendo em ambos os casos para nota numérica (0,00 a 10,00) o conceito obtido.
  • Não serão aceitas Declarações que alterem conceitos já previstos neste Manual, para notas numéricas divergentes do estabelecido no Anexo III.
  • O conceito utilizado para classificação do candidato será numérico com dois dígitos após a vírgula (0,00 a 10,00).
    • Não será necessária a Declaração de Conversão de Notas para os candidatos portadores de Histórico Escolar na escala de 0 a 100, para candidatos que tenham obtido o Certificado do Ensino Médio por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – (ENCCEJA) e para os que tenham obtido a Certificação do Ensino Médio por meio do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM até a edição de 2016.
    • Os candidatos relacionados no item anterior, no momento da indicação das notas, deverão indicar a escala correspondente ao seu documento:
      • Histórico Escolar: escala de 0 a 100
      • ENCEEJA: escala de 0 a 180
      • ENEM: escala de 0 a 1000
    • O sistema fará automaticamente a conversão das notas numéricas para uma escala de 0 a 10.
    • A comprovação das notas indicadas será efetuada conforme o disposto a seguir.
  • Caso o documento comprobatório especifique conceitos previstos no sistema de inscrição constantes no Anexo III, estes serão convertidos em notas numéricas conforme opções cadastradas no sistema de inscrição.

Se o Histórico Escolar ou documento oficial equivalente apresentar conceitos diferentes de números, notas diferentes da classificação de 0,00 a 10,00 ou uma única média global do estudante, o candidato deverá indicar um conceito não numérico, ou um conceito numérico diferente da escala de 0,00 a 10,00 que automaticamente esse conceito será convertido para um conceito numérico conforme tabela de convergência no ANEXO III.

Caso a instituição de ensino do candidato utilize conceitos não previstos no sistema (ANEXO III), o candidato poderá solicitar na instituição de origem o preenchimento da declaração constante no ANEXO I convertendo em ambos os casos para nota numérica (0,00 a 10,00) o conceito do candidato.

Os candidatos que cursaram o Ensino Médio no exterior deverão incluir as notas de Matemática e da Língua Oficial escolar.

O pagamento da taxa poderá ser realizado em dinheiro, na agência bancária de sua preferência, no horário de expediente, mediante a apresentação do boleto impresso no momento da inscrição eletrônica ou ainda, via internet, através do banco do candidato ou ainda através da ferramenta getnet (pagamento com cartão de crédito) disponível no site www.vestibularfatec.com.br.

Quando for feito por agendamento de pagamento de título de cobrança;  pagamento de conta por envelope; transferência eletrônica; DOC e DOC eletrônico; ordem de pagamento ou depósito comum em conta corrente; cartão de crédito fora da ferramenta getnet disponibilizada no site vestibularfatec.com.br; pagamento com valores inferiores ao especificado no boleto bancário e pagamento de boleto de processos seletivos anteriores.

A confirmação será enviada ao e-mail informado na inscrição até dez dias depois do pagamento da taxa.

A inscrição somente será efetivada após o pagamento e compensação do boleto bancário dentro do período estabelecido para a inscrição e confirmação da quitação pela rede bancária.

  • A taxa de inscrição terá validade para o presente Processo Seletivo Vestibular e, uma vez paga, não será devolvida, ainda que efetuada a mais ou em duplicidade, exceto no caso de não haver implantação do curso por falta de demanda. Não haverá devolução da taxa de inscrição para o candidato que indicou e foi remanejado para a 2ª opção de curso.
    • Caso a inscrição seja indeferida, o valor da taxa de inscrição não será, em hipótese alguma, devolvido.

O candidato beneficiado com a redução da taxa deverá realizar sua inscrição no site www.vestibularfatec.com.br, no período de 01/12 até as 15 horas do dia 15/12 e efetuar o pagamento da taxa com redução de 50% do valor .

O candidato beneficiado com a isenção deverá ficar atento, pois ao término da inscrição, não será gerado boleto para pagamento da taxa de inscrição.

Acesse o site www.vestibularfatec.com.br e clique na seção “Área do Candidato”. Em seguida, clique no link “2ª via do boleto bancário”. Ele só poderá ser impresso até as 20 horas da data-limite do encerramento das inscrições.

Quando o curso não atinge a demanda de 1,5 candidato por vaga, sua implantação é reavaliada e pode ser cancelada. Nesse caso, o candidato terá sua inscrição automaticamente remanejada para a 2ª opção, quando indicada. 

A chamada de candidatos em 2ª opção só acontece depois que forem chamados todos os candidatos aptos em 1ª opção.

O Sistema de Pontuação Acrescida, instituído pelo Decreto Estadual 49.602, de 13-05-2005, e nos termos da Deliberação CEETEPS 08, de 02-08-2007, implica no acréscimo de pontos à nota final obtida em processo seletivo, conforme percentuais indicados, ao candidato que:

I - declarar ser afrodescendente: 3%;

II - declarar ter cursado todas as séries do ensino médio, em instituições públicas: 10%, devendo apresentar os documentos comprobatórios demonstrando tal escolaridade;

III - atender cumulativamente os incisos I e II: 13%.

Ø  De acordo com Artigo 5º do Decreto Estadual 49.602/05, “compreendem-se como afrodescendentes os pretos e os pardos, assim definidos, quando necessário, por autodeclaração”.

Ø  Instituições públicas são aquelas criadas e mantidas pelo poder público federal, estadual, municipal ou pelo Distrito Federal, existentes no território nacional brasileiro. A gratuidade do ensino não indica, necessariamente, que a escola seja pública. Escolas vinculadas a fundações, cooperativas, Sistema S (SESI, SENAI, SESC, SENAC) etc., embora gratuitas, SÃO CONSIDERADAS PARTICULARES em função de sua dependência administrativa junto ao setor privado. Do mesmo modo, bolsas de estudo em Instituições particulares, ainda que integrais, não conferem o direito à pontuação acrescida pelo item “escolaridade pública”.

Ø  Todo candidato que utilizar o Sistema de Pontuação Acrescida, pelo item “escolaridade pública”, deverá, obrigatoriamente, apresentar, NO ATO DA MATRÍCULA, histórico escolar OU declaração escolar, em papel timbrado da unidade de ensino, contendo o detalhamento de todas as séries cursadas no ensino médio, EJA ou CEEJA, com o(s) nome(s) da(s) escola(s) pública(s) e detalhamento do sistema de frequência (EAD, presença obrigatória ou flexível e atendimento individualizado).

Ø  CASO O CANDIDATO TENHA CURSADO PELO MENOS UMA DAS SÉRIES DO ENSINO MÉDIO OU PARTE DELA EM ESCOLA PARTICULAR, NÃO TERÁ DIREITO À PONTUAÇÃO ACRESCIDA.

Ø  As certificações de conclusão do ensino médio que não atestem frequência em aulas, sendo obtidas apenas por provas ou exames, que sejam decorrentes do Exame Nacional de Ensino Médio – ENEM, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCEEJA, e afins, independentemente do tipo de instituição, NÃO SERÃO ACEITAS para efeito de concessão de pontuação acrescida.

O candidato que utilizar o Sistema de Pontuação Acrescida, pelo item “escolaridade pública”, caso não comprove ter cursado TODAS as séries do ensino médio, EJA ou CEEJA, em instituições públicas, SERÁ IMPEDIDO DE REALIZAR a SUA MATRICULA, conforme consta no Artigo 6º do Decreto Estadual 49.602/05: “constatada, a qualquer tempo, a falsidade das informações constantes dos documentos, sujeitar-se-á o infrator às penalidades previstas na legislação civil e penal e terá cancelada sua matrícula junto à respectiva instituição”, NÃO HAVENDO POSSIBILIDADE DE RECLASSIFICAÇÃO

Não. Os candidatos que se declararem com deficiência concorrem em igualdade de condições com os demais candidatos quanto à pontuação, classificação geral e convocação para a matrícula.

  • Considera-se, para upload no sistema, arquivos com os seguintes documentos que comprovem o número do RG:
    • Documento de identidade expedido pela Secretaria de Segurança Pública (RG), carteira de identidade de militar pelas Forças Armadas ou pela Polícia Militar ou Cédula de Identidade de Estrangeiro (RNE), dentro da validade.
    • Carteira Nacional de Habilitação - CNH expedida nos termos da Lei Federal 9.503/97, sendo que, no ato da matrícula deverá ser apresentado o RG (cédula de identidade) impreterivelmente.
    • Não serão aceitos: documentos expedidos por Ordem ou Conselho Profissional (exemplo: OAB, CREA, COREN, CRC e outros).

Sim. O candidato poderá fazer mais de uma inscrição. 

Para liberar uma segunda inscrição o candidato deve efetuar o pagamento da primeira inscrição.

Após a confirmação da efetivação do pagamento da primeira inscrição o candidato deverá acessar a área do candidato com a senha e cpf já cadastrados na primeira inscrição, na área do candidato terá um "botão" para iniciar inscrição, basta clicar neste "botão", fazer na nova inscrição e efetuar o pagamento desta segunda inscrição e assim sucessivamente.

Classificação

A nota final de classificação do Processo Seletivo Vestibular para ingresso nos Cursos Superiores de Tecnologia das Fatecs no 1º semestre de 2021 será definida pela média obtida com as notas de Português e Matemática, ou equivalentes, da 2ª série do Ensino Médio, tanto para candidatos que já concluíram o Ensino Médio ou que estejam cursando a última série do Ensino Médio no ano letivo de 2020, desde que no ato da matrícula comprovem a conclusão do Ensino Médio.

  • Fica estabelecido o seguinte processo de classificação dos candidatos, que será por meio do rendimento escolar:
    • Somatória dos pontos obtidos em Português e Matemática ou equivalentes, sendo P, o total de pontos, multiplicando pelo fator único de 2,5, neste caso a fórmula seria:
      • P = 2,5.(Total de Pontos em Português + Total de Pontos em Matemática).
    • Para o candidato que utilizar o Sistema de Pontuação Acrescida, sua nota final será obtida pela seguinte fórmula:
      • PF = P.(1 + A + E), em que:
      • PF = pontuação final;
      • P = total de pontos obtidos pela fórmula de soma dos pontos de Português e Matemática ou equivalentes;
      • A (valor 3% = 0,03) = para o interessado que se declarar afrodescendente;
      • E (valor 10% = 0,10) = para o interessado que declarar ter cursado integralmente da 1ª a 3ª série do ensino médio em instituições públicas.

Quando ocorrer o empate, terá preferência o candidato que atender às seguintes condições:

  • Maior nota em Português ou equivalente;
  • Maior nota em Matemática ou equivalente;
  • Candidato com maior idade, de acordo com a data de nascimento;
  • Por sorteio.

A chamada de candidatos em 2ª opção só ocorrerá se ainda restarem vagas depois de chamados todos os candidatos classificados em 1ª opção.

Sim. Na lista de classificação geral já consta a pontuação acrescida para quem se autodeclarou afrodescendente e/ou indicou ter cursado integralmente da 1ª à 3ª série do Ensino Médio em instituições públicas no território nacional brasileiro.

  • Será desclassificado do presente Processo Seletivo Vestibular o candidato que:

    • Utilizar ou tentar utilizar meio fraudulento em benefício próprio ou de terceiros, em qualquer etapa do processo;
    • Não apresentar a documentação obrigatória solicitada no ato da inscrição eletrônica informada nos termos deste Manual;
    • Fizer a inserção de documentos (upload no sistema) divergentes dos exigidos, ilegíveis ou incompletos, de forma que não seja possível verificar todas as informações constantes no documento (nome completo, série, notas/conceitos, disciplinas, assinaturas etc.);
    • Fizer declaração falsa ou não comprovar qualquer informação do formulário de inscrição;
    • Fizer a inserção de documentos (upload no sistema) de arquivos com conteúdo impróprio ou corrompidos;
    • Zerar na média das disciplinas de Português ou Matemática;
    • Não serão divulgadas, em hipótese alguma, as notas dos candidatos desclassificados.

Matrícula

 

    • Considera-se, para upload no sistema, arquivos com os seguintes documentos que comprovem o número do CPF:
      • CPF como documento exclusivo;
      • RG, desde que contenha o número do CPF;
      • Carteira Nacional de Habilitação - CNH expedida nos termos da Lei Federal 9.503/97.
  • A matrícula dos candidatos convocados para os cursos de graduação das Faculdades de Tecnologia é de responsabilidade da direção da Fatec e será realizada de forma remota, com interface e suporte do Sistema Acadêmico das Fatecs.

    • Após a divulgação da lista de classificação geral, o candidato convocado para matrícula deverá fazer upload, no site www.vestibularfatec.com.br, entre os dias 21/01 e 22/01/2021, dos seguintes documentos (obrigatoriamente nos formatos PDF, JPEG ou PNG):
      • Certificado de Conclusão do Ensino Médio;
        • Não serão aceitos históricos, certificados e/ou diplomas de nível superior, tampouco carteiras de órgãos de registro de categoria (COREN, CREA etc.) para comprovação da conclusão do Ensino Médio.
      • Histórico Escolar completo do ensino médio;
      • Carteira de Identidade (Documento de identidade expedido pela Secretaria de Segurança Pública (RG), carteira de identidade de militar pelas Forças Armadas ou pela Polícia Militar ou Cédula de Identidade de Estrangeiro (RNE), dentro da validade;

     

    NÃO SERÃO ACEITOS COMO DOCUMENTO DE IDENTIDADE PARA EFEITO DE MATRÍCULA:

    CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO - CNH OU DOCUMENTOS EXPEDIDOS POR ORDEM OU

    CONSELHO PROFISSIONAL (EXEMPLO: OAB, CREA, COREN, CRC E OUTROS).

     

     

    • Cadastro de pessoa física (CPF) ou documento de identidade contendo o número de CPF;
      • Considera-se, para upload no sistema, arquivos com os seguintes documentos que comprovem o número do CPF:
        • CPF como documento exclusivo;
        • RG, desde que contenha o número do CPF;
        • Carteira Nacional de Habilitação - CNH expedida nos termos da Lei Federal 9.503/97.
      • Foto 3X4 de rosto recente, fundo neutro;
      • Certificado que comprove estar em dia com o serviço militar (reservista) para o candidato do sexo masculino brasileiro, do dia 1º de janeiro do ano em que o candidato completar 18 anos de idade até 31 de dezembro do ano em que completar 45 anos de idade.
      • O candidato que pretenda obter aproveitamento de estudos em disciplina(s) já realizada(s) em outro curso superior deverá fazer o upload da documentação referente à carga horária, ementa e programa da(s) disciplina(s) cursada(s) e histórico escolar da instituição de ensino superior de origem.
      • O candidato que utilizar o Sistema de Pontuação Acrescida, pelo item “escolaridade pública”, deverá fazer upload do histórico escolar OU declaração escolar (Anexo II) contendo o detalhamento das séries cursadas e o(s) nome(s) da(s) escola(s), comprovando, assim, ter cursado ou estar cursando todas as séries do Ensino Médio, em instituições públicas no território nacional brasileiro;
        • Somente para casos em que o histórico escolar do candidato não apresente o detalhamento com o nome das escolas públicas em que estudou as 03 séries do Ensino Médio, deverá apresentar a declaração escolar a ser elaborada conforme modelo disponibilizado no Anexo II, deste Manual.
        • O histórico escolar ou a declaração escolar somente serão válidos e aceitos pela Faculdade de Tecnologia como comprovante de escolaridade pública para efetivação de pontuação acrescida, se contiverem o detalhamento da(s) escola(s) em que o candidato efetivamente estudou todas as séries do ensino médio, EJA ou CEEJA com sistema de frequência (EaD, presença obrigatória ou flexível e atendimento individualizado).
        • O candidato que utilizar o Sistema de Pontuação Acrescida, pelo item “escolaridade pública”, caso não comprove ter cursado TODAS as séries do ensino médio, EJA ou CEEJA, em instituições públicas, SERÁ IMPEDIDO DE REALIZAR a SUA MATRICULA, conforme consta no Artigo 6º do Decreto Estadual 49.602/05: “constatada, a qualquer tempo, a falsidade das informações constantes dos documentos, sujeitar-se-á o infrator às penalidades previstas na legislação civil e penal e terá cancelada sua matrícula junto à respectiva instituição”, NÃO HAVENDO POSSIBILIDADE DE RECLASSIFICAÇÃO.
        • As certificações de conclusão do ensino médio que não atestem frequência em aulas, sendo obtidas apenas por provas ou exames, que sejam decorrentes do Exame Nacional de Ensino Médio – ENEM, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCEEJA, e afins, independentemente do tipo de instituição, NÃO SERÃO ACEITAS para efeito de concessão de pontuação acrescida.
      • Para a efetivação da matrícula o candidato aprovado no Curso Superior de Tecnologia em Radiologia, deverá comprovar, no ato da matrícula ser maior de 18 anos.

     

    O ENVIO DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA REQUERIMENTO DE MATRÍCULA

    NÃO GARANTE A MATRÍCULA NO CURSO E FATEC ESCOLHIDOS.

     

    A EFETIVAÇÃO DA MATRÍCULA DEPENDERÁ DA CONFERÊNCIA, PELA SECRETARIA

    ACADÊMICA DA FATEC, DOS DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS ANEXADOS PELO PRÓPRIO

    CANDIDATO NAS ETAPAS PREVISTAS NESTE ITEM DO MANUAL.

     

     

    • Na data programada para matrícula, o candidato classificado, dentro dos limites das vagas existentes para o turno e curso escolhido, será convocado por e-mail (verificar caixa de lixeira e spam) e deverá acessar a interface de matrícula remota no site: https://siga.sp.gov.br/aluno16/matricularemota.aspx. Para ingressar o candidato deverá digitar o CPF e a data de nascimento, nessa interface será apresentada a situação da convocação e em que o candidato deverá seguir as instruções para realização de sua matrícula remota.
    • Uma vez realizada a matrícula de ingressante serão criados usuário e senha para acesso ao Sistema Acadêmico das Fatecs e e-mail institucional para acesso a plataforma de aulas online.
    • É de inteira responsabilidade do candidato convocado para matrícula, dentro do prazo estabelecido no cronograma, apresentar todos os documentos exigidos neste item, à Secretaria Acadêmica da Fatec por meio do sistema de matrícula remota.
    • O candidato deverá providenciar, com antecedência, a documentação necessária para a efetivação de sua matrícula, pois a Secretaria da Faculdade de Tecnologia não realizará, em hipótese alguma, a matrícula do candidato convocado cuja documentação estiver incompleta, colocando a respectiva vaga à disposição dos próximos candidatos classificados.
    • A Secretaria Acadêmica da Fatec não efetuará, em hipótese alguma, a matrícula dos candidatos que não apresentarem a documentação exigida no prazo estabelecido, bem como a nota final, de modo que a classificação atribuída no Processo Seletivo Vestibular, do 1º Semestre de 2021, não terá qualquer valor, sendo colocada a respectiva vaga à disposição dos próximos candidatos classificados.
    • Se impossibilitado de realizar a matrícula remota, o candidato deverá indicar um representante para efetivar sua matrícula no sistema de matrícula remota. Nesses casos, a Secretaria Acadêmica da Fatec não se responsabilizará, todavia, por eventuais erros cometidos no preenchimento do requerimento de matrícula e na apresentação da documentação exigida.
    • Após o término do período de pandemia e retorno às aulas presenciais, o candidato deverá apresentar na Secretaria Acadêmica os documentos originais exigidos para matrícula acompanhados de respectivas cópias, que deverão estar legíveis, para conferência. Havendo divergência de informações a matrícula poderá ser cancelada.
    • Os candidatos ingressantes em cursos com língua inglesa e/ou espanhola no currículo poderão ser submetidos a um exame de proficiência em data disposta no Calendário acadêmico da Unidade de ensino, obedecendo ao disposto no Regulamento de Graduação das Fatecs. O exame de proficiência, com duração de no máximo 60 (sessenta) minutos, tem o objetivo de classificar o aluno no semestre adequado ao seu nível de conhecimento da língua ou ainda dispensá-lo.
    • Para a efetivação da matrícula o candidato estrangeiro precisará portar visto de estudante ou outro visto que permita o estudo, devidamente registrado na Polícia Federal, de acordo com o artigo 48 do Estatuto do Estrangeiro (Lei 6.815, de 19-08-1980, com as alterações da Lei 6.964, de 09-12-1981: “(...) a matrícula em estabelecimento de ensino de qualquer grau, só se efetivará se o mesmo estiver devidamente registrado (...)”.

     

    O CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA E AS FATECS NÃO SE

    RESPONSABILIZAM PELOS CASOS DE CANDIDATOS QUE NÃO ACESSAREM O SISTEMA DE

    MATRÍCULA REMOTA OU QUE NÃO EFETUAREM O UPLOAD DA DOCUMENTAÇÃO OBRIGATÓRIA

    PARA REQUERIMENTO DE MATRÍCULA NO PRAZO ESTABELECIDO, SENDO COLOCADA A

    RESPECTIVA VAGA À DISPOSIÇÃO DO PRÓXIMO CANDIDATO CLASSIFICADO.