Dúvidas Frequentes

Caro(a) candidato(a), aqui você encontrará respostas para as suas dúvidas referentes ao Processo Seletivo Vestibular do 1º Semestre de 2022.

Geral

É um processo seletivo que seleciona candidatos para as Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs), neste semestre, ainda, por conta da pandemia do COVID-19, o  processo classificatório será realizado mediante análise de rendimento escolar para os Cursos Superiores de Tecnologia.

Excepcionalmente não será aplicada prova presencial para o presente Processo Seletivo.

Por conta da pandemia do COVID-19 não serão aplicadas provas presenciais. O critério adotado é o da análise do histórico escolar. A classificação final vai considerar a média aritmética simples das notas das disciplinas de português e matemática da 2ª ou da 1ª série do Ensino Médio.

O Processo Seletivo Vestibular, do 1º Semestre de 2022, destina-se ao ingresso nos Cursos Superiores de Tecnologia oferecidos pelas Fatecs - Faculdades de Tecnologia do CEETEPS, devendo o candidato ter concluído obrigatoriamente o Ensino Médio até a data da matrícula, atendendo a um dos seguintes pré-requisitos:

  • Para o candidato que concluiu o Ensino Médio regular: possuir Histórico Escolar com Certificado de conclusão do Ensino Médio;
  • Para o candidato que concluiu o Ensino Médio por meio de provas ou exames de certificação de competências ou de avaliação de jovens e adultos, que sejam decorrentes do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA e afins: possuir certificação de conclusão do Ensino Médio, expedida por órgão competente.
  • Para o candidato que estiver cursando ou concluindo em 2021 o Ensino Médio regular ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA, ou afins: possuir Histórico Escolar com Certificado de Conclusão do Ensino Médio no ato da matrícula.

Apenas para o Curso Superior de Tecnologia em Radiologia, é necessário que o candidato tenha no mínimo 18 anos na data de Matrícula, respeitando-se o Parecer CNE/CEB 19/2007 e demais Legislações vigentes acerca da especificidade deste curso.

O Processo Seletivo Vestibular do 1º semestre de 2022 seguirá o seguinte cronograma:

É de inteira responsabilidade do candidato a verificação da lista preliminar de inscrições deferidas e indeferidas, do período para recurso e acertos de documentação, da lista de classificação e da convocação para matrícula, de acordo com cronograma estabelecido neste Artigo.

Não serão aceitos acertos de documentação fora dos prazos estabelecidos nesta Portaria e no Manual do Candidato. O candidato que não acertar a documentação no prazo estabelecido não poderá fazê-lo posteriormente, dando como aceito e certo os resultados divulgados no site www.vestibularfatec.com.br.

Para o requerimento de matrícula dos candidatos da Fatec São Paulo os candidatos convocados deverão acessar o site http://www.fatecsp.br/vestibular.

Para o requerimento de matrícula dos candidatos da Fatec Guaratinguetá os candidatos convocados deverão acessar o site https://www.fateconline.com.br/sistema/ingressante.aspx.

Inscrições

Para se inscrever no Processo Seletivo Vestibular, do 1º Semestre de 2022, o candidato deverá observar os seguintes períodos e procedimentos:

  • As inscrições eletrônicas deverão ser efetuadas no período de 27/10/2021 até 15 horas do dia 08/12/2021, no site www.vestibularfatec.com.br, através da Área do Candidato, que será acessada somente pelo CPF (Cadastro de Pessoa Física) do candidato e da senha de segurança cadastrada, pelo candidato, no início da inscrição.
  • O candidato deverá informar e-mail pessoal válido, que será o canal oficial de comunicação para recebimento da confirmação de inscrição no processo seletivo e convocação para o processo de matrícula na hipótese de alcançar classificação que confira direito a vaga.
  •  O preenchimento da Ficha de Inscrição eletrônica é de responsabilidade exclusiva do candidato. Dessa forma, para realizar a inscrição, o candidato deverá cumprir todas as etapas da ficha eletrônica.

De 27 de outubro até às 15h do dia 08 de dezembro de 2021 pelo site www.vestibularfatec.com.br

É preciso ter seu próprio CPF para fazer a inscrição. Consulte o site www.receita.fazenda.gov.br para informações sobre como obter esse documento.

Significa enviar arquivos para um servidor, ou seja, você vai enviar, no ato da inscrição, os seus documentos para o sistema de inscrição do Vestibular da Fatec, para que esses documentos sejam analisados posteriormente.

Considera-se, para upload no sistema, arquivos com os seguintes documentos que comprovem o número do RG:

  • Documento de identidade expedido pela Secretaria de Segurança Pública (RG), carteira de identidade de militar pelas Forças Armadas ou pela Polícia Militar ou Carteira de Registro Nacional Migratório – CRNM - (CIE/RNM/RNE), dentro da validade. Devido ao estado de calamidade pública ocasionado pela pandemia, os documentos expirados a partir de 16-03-2020 serão aceitos.
  • Carteira Nacional de Habilitação – CNH (ou CNH digital) expedida nos termos da Lei Federal 9.503/97, sendo que, no ato da matrícula deverá ser apresentado o RG (cédula de identidade) impreterivelmente.
  • Em caso de perda, roubo ou extravio de “documento de identidade”, o candidato deverá realizar upload dos seguintes documentos:

a) Boletim de Ocorrência Policial ou Declaração/Certidão de Extravio de Documento, datado de no máximo 6 (seis) meses antes do último dia de inscrições, justificando o fato ocorrido, bem como uma foto 3x4 de rosto recente; E

b) Certidão/registro de nascimento para o candidato portador do protocolo do documento de identidade (RG) expedido pela Secretaria de Segurança Pública ou de protocolo de CRNM (CIE/RNM/RNE) expedido pelo Departamento de Polícia Federal competente. A certidão de casamento substitui a certidão/registro de nascimento.

  • Não serão aceitos: documentos expedidos por Ordem ou Conselho Profissional (exemplo: OAB, CREA, COREN, CRC e outros).

 

Em caso de perda, roubo ou extravio de “documento de identidade”, o candidato deverá realizar upload dos seguintes documentos:

a) Boletim de Ocorrência Policial ou Declaração/Certidão de Extravio de Documento, datado de no máximo 6 (seis) meses antes do último dia de inscrições, justificando o fato ocorrido, bem como uma foto 3x4 de rosto recente; E

b) Certidão/registro de nascimento para o candidato portador do protocolo do documento de identidade (RG) expedido pela Secretaria de Segurança Pública ou de protocolo de CRNM (CIE/RNM/RNE) expedido pelo Departamento de Polícia Federal competente. A certidão de casamento substitui a certidão/registro de nascimento.

O candidato deverá inserir, na ficha de inscrição eletrônica no campo específico para tal, os documentos comprobatórios de escolaridade (carregar no sistema arquivo obrigatoriamente nos formatos PDF, JPEG ou PNG) que comprovem as notas lançadas, conforme segue:

Para candidatos que concluíram ou concluirão em 2021 o Ensino Médio Regular: upload do Histórico Escolar (frente e verso) OU Declaração de Conclusão do Ensino Médio (Anexo I - Opção I ou II), assinada por agente escolar da escola de origem, contendo as notas finais de Português e Matemática ou equivalentes da 2ª série do Ensino Médio; OU Declaração de Conclusão do Ensino Médio (Anexo I - Opção I ou II), assinada por agente escolar da escola de origem, contendo as notas finais de Português e Matemática ou equivalentes da 1ª série do Ensino Médio;

Os candidatos que concluíram ou concluirão em 2021 o Ensino Médio na rede de escolas estaduais de São Paulo: upload do Boletim Escolar Digital contendo as notas de Português e Matemática da 2ª série do Ensino Médio OU Boletim Escolar Digital contendo as notas de Português e Matemática da 1ª série do Ensino Médio. Os boletins poderão ser obtidos no site: https://sed.educacao.sp.gov.br/boletim/boletimescolar que deverão estar totalmente preenchidos contendo todas as informações necessárias (nome, séries, conceitos finais e resultado final) OU;

Para candidatos que concluíram ou concluirão em 2021 o Ensino Médio nas Etecs do Centro Paula Souza: poderá fazer o upload do Boletim do Sistema Acadêmico NSA ou SIGA, contendo as notas de Português e Matemática da 2ª série do Ensino Médio OU Boletim do Sistema Acadêmico NSA ou SIGA, contendo as notas de Português e Matemática da 1ª série do Ensino Médio, OU

Para candidatos que concluíram ou concluirão em 2021 o Ensino Médio na rede particular de ensino: upload do boletim/ficha individual do aluno contendo as notas de Português e Matemática da 2ª série do Ensino Médio, que deverão estar totalmente preenchidos contendo todas as informações necessárias (nome, séries, conceitos finais e resultado final) OU boletim/ficha individual do aluno contendo as notas de Português e Matemática da 1ª série do Ensino Médio, que deverão estar totalmente preenchidos contendo todas as informações necessárias (nome, séries, conceitos finais e resultado final). O documento inserido no sistema de inscrição deverá conter nome, carimbo e assinatura de responsável da instituição, assim como dados de contato.

Para candidatos que concluíram ou concluirão em 2021 Ensino Médio por meio da Educação de Jovens e Adultos - EJA, ou afins: upload do Histórico Escolar (frente e verso) OU Declaração de Conclusão do Ensino Médio (Anexo I - Opção II ou III), assinada por agente escolar da escola de origem, contendo as notas finais de Português e Matemática ou equivalentes do 2º termo do Ensino Médio; OU Declaração de Conclusão do Ensino Médio (Anexo I - Opção II ou III), assinada por agente escolar da escola de origem, contendo as notas finais de Português e Matemática ou equivalentes do 1º termo do Ensino Médio; OU

Para candidatos que estão concluindo no segundo semestre de 2021 o Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos - EJA, ou afins: upload da declaração escolar assinada por agente escolar da escola de origem contendo as notas finais de Português e Matemática ou equivalentes do 2º termo do Ensino Médio (Anexo I - Opção III), desde que no ato da matrícula comprove a conclusão do Ensino Médio, OU declaração escolar assinada por agente escolar da escola de origem contendo as notas finais de Português e Matemática ou equivalentes do 1º termo do Ensino Médio (Anexo I - Opção III), desde que no ato da matrícula comprove a conclusão do Ensino Médio, OU

Os candidatos que estão concluindo no segundo semestre de 2021 o Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos - EJA na rede de escolas estaduais de São Paulo: upload do Boletim Escolar Digital contendo as notas de Português e Matemática do 2° termo do Ensino Médio OU Boletim Escolar Digital contendo as notas de Português e Matemática do 1° termo do Ensino Médio. Os boletins poderão ser obtidos no site: https://sed.educacao.sp.gov.br/boletim/boletimescolar que deverão estar totalmente preenchidos contendo todas as informações necessárias (nome, séries, conceitos finais e resultado final) OU;

Para candidatos que estão concluindo a Educação de Jovens e Adultos - EJA na rede particular de ensino: upload do boletim/ficha individual do aluno contendo as notas de Português e Matemática do 2° termo do Ensino Médio OU boletim/ficha individual do aluno contendo as notas de Português e Matemática do 1° termo do Ensino Médio, que deverão conter todas as informações necessárias (nome, séries, conceitos finais e resultado final). O documento inserido no sistema de inscrição deverá conter nome, carimbo e assinatura de responsável da instituição, assim como dados de contato.

Para candidatos que concluíram o Ensino Médio por meio de provas ou exames de certificação de competências ou de avaliação de jovens e adultos, que sejam decorrentes do Exame Nacional do Ensino Médio - (ENEM), do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - (ENCCEJA): upload do Certificado de conclusão do Ensino Médio (frente e verso), expedido por órgão competente, contendo as notas finais de Português e Matemática ou equivalentes do Ensino Médio.

Para candidatos que concluíram o Ensino Médio que tenham realizado estudos equivalentes ao Ensino Médio, no todo ou em parte, no exterior: uploads do Histórico Escolar (frente e verso) contendo as notas finais de Matemática e Língua Oficial escolar equivalentes a 2ª ou a 1ª série do Ensino Médio, o parecer de equivalência de estudos realizados no exterior emitido pela Secretaria da Educação ou Conselho Estadual de Educação (frente e verso) e a declaração de Conversão de Notas para a escala numérica de 0,00 a 10,00, assinada por agente escolar da escola de origem. Os documentos em língua estrangeira deverão estar vistados pela autoridade consular brasileira no país de origem e acompanhados da respectiva tradução oficial

Atenção:

  • Os documentos deverão conter nome, carimbo e assinatura (manuscrita, digital ou eletrônica) do responsável da instituição, assim como dados de contato.
  • Em hipótese alguma será aceita documentação encaminhada por via postal, correio eletrônico ou meio diferente do definido nesta Portaria.
  • As notas inseridas no sistema de inscrição pelos candidatos serão conferidas pela instituição responsável pela realização do Processo Seletivo Vestibular, com base na documentação comprobatória apresentada pelo candidato. Caso haja divergência nas informações, serão consideradas as notas constantes nos respectivos documentos.
  • Para os casos de candidatos com reclassificação de estudante em anos/séries do Ensino Médio, ou seja, que não possui as notas de Português e Matemática apresentadas na 2ª série ou na 1ª série do Ensino Médio, ou tenha realizado avaliação de competências e matriculado em série mais avançada, o candidato deverá inserir para comprovação das notas, o Histórico Escolar contendo a observação da reclassificação.

O candidato deverá inserir, na ficha de inscrição eletrônica no campo específico para tal, as notas obtidas em Português e Matemática (ou equivalentes) considerando:

  • Para candidatos que concluíram ou concluirão em 2021 o Ensino Médio regular: inserir a nota final da disciplina de Português e Matemática ou equivalentes, obtida na 2ª ou 1ª série do Ensino Médio.
  • Para candidatos que concluíram o Ensino Médio por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) ou equivalentes: inserir a nota de Português e Matemática ou equivalentes que consta no certificado.
  • Para candidatos que concluíram ou concluirão o Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA, ou afins no primeiro semestre letivo de 2021: inserir a nota final de Português e Matemática ou equivalentes, obtida no 2º ou no 1º termo do Ensino Médio, desde que comprovem a conclusão do Ensino Médio no ato da matrícula.
  • Para candidatos que concluíram o Ensino Médio no exterior deverão incluir as notas da Língua Oficial escolar e Matemática ou equivalentes da 2ª ou 1ª série do Ensino Médio.
  • Caso a disciplina Português tenha sido cursada acompanhada de outras (por exemplo: Língua Portuguesa, Português, Gramática, Redação, Literatura), o candidato deverá inserir apenas as notas da disciplina de Português.
    • Caso a disciplina Português não tenha sido cursada, inserir a nota das disciplinas equivalentes constantes no Anexo III.
  • Caso a disciplina Matemática tenha sido cursada acompanhada de outras (por exemplo: Matemática, Geometria e Álgebra), o candidato deverá inserir apenas as notas da disciplina de Matemática.
    • Caso a disciplina de Matemática não tenha sido cursada, inserir a nota das disciplinas equivalentes constantes no Anexo III.
  • Caso o candidato não tenha cursado a 2ª ou a 1ª série do Ensino Médio, tendo realizado avaliação de competências e matriculado em série mais avançada, inserir a nota de Português e Matemática (ou equivalentes) da última série concluída pelo candidato no Ensino Médio. Para os casos de candidatos com reclassificação de estudante em anos/séries do Ensino Médio, ou seja, que não possui as notas de Português e Matemática apresentadas na 2ª ou 1ª série do Ensino Médio, ou tenha realizado avaliação de competências e matriculado em série mais avançada, o candidato deverá inserir para comprovação das notas, o Histórico Escolar contendo a observação da reclassificação.

O candidato deverá inserir, na ficha de inscrição eletrônica no campo específico para tal, as notas obtidas em Português e Matemática (ou equivalentes), da 2a ou da 1ª série do Ensino Médio Regular/2o ou 1º Termo da EJA, considerando:

Caso a disciplina Português tenha sido cursada acompanhada de outras (por exemplo: Língua Portuguesa, Português, Gramática, Redação, Literatura), o candidato deverá inserir apenas as notas da disciplina de Português.

Caso a disciplina Português não tenha sido cursada, inserir a média simples das disciplinas equivalentes constantes no Anexo III - Manual do Candidato

Caso a disciplina Matemática tenha sido cursada acompanhada de outras (por exemplo: Matemática, Geometria e Álgebra), o candidato deverá inserir apenas as notas da disciplina de Matemática.

Caso a disciplina de Matemática não tenha sido cursada,   inserir a média simples das disciplinas equivalentes constantes no Anexo III - Manual do Candidato.

Para candidatos que concluíram o Ensino Médio no exterior deverão incluir as notas da Língua Oficial escolar e Matemática.

Português (Língua Portuguesa)

Literatura; Gramática; Redação; Produção de Texto; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Matemática

Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística, Matemática Financeira, Matemática e suas Tecnologias

No sistema de inscrição está previsto para indicação do candidato uma série de notas, entre conceitos alfabéticos e numéricos.

Caso a instituição de ensino em que o candidato estudou utilize conceitos alfabéticos e numéricos não previstos nesta Portaria (Anexo III) ou uma única média global do estudante, o candidato deverá solicitar na instituição de origem o preenchimento da declaração constante no Anexo I (Opção I, II ou III, dependendo da situação), convertendo em ambos os casos para nota numérica (0,00 a 10,00) o conceito obtido.

Caso a documentação escolar apresentada esteja em qualquer escala relacionada a seguir, ou outras escalas intermediárias não relacionadas e que sejam divergentes de (0,00 a 10,00) ou de (0,00 a 100,00) o candidato deverá obrigatoriamente apresentar uma Declaração de Conversão de Notas constante no Anexo I (Opção I, II ou III, dependendo da situação), convertendo para nota numérica na escala de (0,00 a 10,00):

a) escala de 0,00 a 5,00;

b) escala de 0,00 a 15,00;

c) escala de 0,00 a 20,00;

d) escala de 0,00 a 30,00;

e) escala de 0,00 a 40,00;

f) escala de 0,00 a 50,00;

g) escala de 0,00 a 70,00.

Não serão aceitas Declarações que alterem conceitos já previstos nesta Portaria, para notas numéricas divergentes do estabelecido no Anexo III.

O conceito utilizado para classificação do candidato será numérico com dois dígitos após a vírgula (0,00 a 10,00).

Não será necessária a Declaração de Conversão de Notas para os candidatos portadores de Histórico Escolar na escala de 0 a 100, para candidatos que tenham obtido o Certificado do Ensino Médio por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – (ENCCEJA) e para os que tenham obtido a Certificação do Ensino Médio por meio do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM até a edição de 2016.

Os candidatos relacionados no item anterior, no momento da indicação das notas, deverão indicar a escala correspondente ao seu documento:

a) Histórico Escolar: escala de 0 a 100

b) ENCCEJA: escala de 0 a 180

c) ENEM: escala de 0 a 1000

O sistema fará automaticamente a conversão das notas numéricas para uma escala de 0 a 10.

A comprovação das notas indicadas será efetuada conforme o disposto nas regras do Processo Seletivo.

Caso o documento comprobatório especifique conceitos previstos no sistema de inscrição constantes no Anexo III, estes serão convertidos em notas numéricas conforme opções cadastradas no sistema de inscrição.

No sistema de inscrição está previsto para indicação do candidato uma série de notas, entre conceitos alfabéticos Anexo III. 

Caso a instituição de ensino em que o candidato estudou utilize conceitos alfabéticos e numéricos não previstos nesta Portaria (Anexo III) ou uma única média global do estudante, o candidato deverá solicitar na instituição de origem o preenchimento da declaração constante no Anexo I (Opção I, II ou III, dependendo da situação), convertendo em ambos os casos para nota numérica (0,00 a 10,00) o conceito obtido.

Caso a instituição de ensino em que o candidato estudou utilize conceitos alfabéticos e numéricos não previstos nesta Portaria (Anexo III) ou uma única média global do estudante, o candidato deverá solicitar na instituição de origem o preenchimento da declaração constante no Anexo I (Opção I, II ou III, dependendo da situação), convertendo em ambos os casos para nota numérica (0,00 a 10,00) o conceito obtido.

Os candidatos que cursaram o Ensino Médio no exterior deverão incluir as notas de Matemática e da Língua Oficial escolar equivalentes da 2ª ou 1ª série do Ensino Médio.

A taxa de inscrição, no valor de R$ 39,00, deverá ser paga exclusivamente no período de 27/10/2021 até as 15 horas do dia 08/12/2021, em dinheiro, na agência bancária de sua preferência, no horário de expediente, mediante a apresentação do boleto gerado no ato da inscrição eletrônica ou via internet, através do banco do candidato ou ainda por meio da ferramenta getnet disponível no site www.vestibularfatec.com.br.

A inscrição somente será efetivada após o pagamento e compensação dentro do prazo estabelecido para a inscrição e posterior confirmação da quitação pela rede bancária.

O candidato receberá a confirmação da efetivação de sua inscrição no presente Processo Seletivo Vestibular, até 10 (dez) dias após o pagamento da taxa de inscrição. Esta confirmação será enviada ao e-mail informado na Ficha de Inscrição, desde que esteja correto e disponível para o recebimento de mensagens.

A taxa de inscrição terá validade para o presente Processo Seletivo Vestibular e, uma vez paga, não será devolvida, ainda que efetuada a mais ou em duplicidade, exceto no caso de não haver implantação do curso por falta de demanda. Não haverá devolução da taxa de inscrição para o candidato que indicou e foi remanejado para a 2ª opção de curso.

Caso a inscrição seja indeferida, o valor da taxa de inscrição não será, em hipótese alguma, devolvido.

Serão indeferidas as inscrições cuja data de pagamento e compensação do boleto bancário for posterior à data limite de inscrição do presente Processo Seletivo Vestibular, não havendo, em hipótese alguma, a devolução da taxa de inscrição.

Não serão aceitos, em hipótese alguma, como comprovantes de pagamento da taxa de inscrição efetuados pelas seguintes opções: demonstrativo de agendamento de pagamento de título de cobrança; pagamento de conta por envelope; transferência eletrônica; DOC e DOC eletrônico; TED, PIX, ordem de pagamento, depósito comum em conta corrente, cartão de crédito fora da ferramenta getnet disponibilizada no site www.vestibularfatec.com.br.

 Para obtenção de 2ª via do boleto bancário, o candidato deverá acessar o site www.vestibularfatec.com.br, na Área do Candidato, no link “2ª via do boleto bancário” e imprimir o referido boleto, o qual estará disponível até às 20 horas da data limite do encerramento das inscrições, ou seja, até às 20 horas do dia 08/12/2021.

Não serão aceitos, em hipótese alguma, como comprovantes de pagamento da taxa de inscrição efetuados pelas seguintes opções: demonstrativo de agendamento de pagamento de título de cobrança; pagamento de conta por envelope; transferência eletrônica; DOC e DOC eletrônico; TED, PIX, ordem de pagamento, depósito comum em conta corrente, cartão de crédito fora da ferramenta getnet disponibilizada no site www.vestibularfatec.com.br.

O candidato receberá a confirmação da efetivação de sua inscrição no presente Processo Seletivo Vestibular, até 10 (dez) dias após o pagamento da taxa de inscrição. Esta confirmação será enviada ao e-mail informado na Ficha de Inscrição, desde que esteja correto e disponível para o recebimento de mensagens.

A inscrição somente será efetivada após o pagamento e compensação dentro do prazo estabelecido para a inscrição e posterior confirmação da quitação pela rede bancária.

 

A taxa de inscrição terá validade para o presente Processo Seletivo Vestibular e, uma vez paga, não será devolvida, ainda que efetuada a mais ou em duplicidade, exceto no caso de não haver implantação do curso por falta de demanda. Não haverá devolução da taxa de inscrição para o candidato que indicou e foi remanejado para a 2ª opção de curso.

  • Caso a inscrição seja indeferida, o valor da taxa de inscrição não será, em hipótese alguma, devolvido.
  • Serão indeferidas as inscrições cuja data de pagamento e compensação do boleto bancário for posterior à data limite de inscrição do presente Processo Seletivo Vestibular, não havendo, em hipótese alguma, a devolução da taxa de inscrição.

O candidato beneficiado com a isenção ou a redução da taxa deverá realizar sua inscrição no Processo Seletivo Vestibular, do 1º Semestre de 2022, para a Fatec escolhida, somente no site www.vestibularfatec.com.br, no período de 19/11/2021 até 15 horas do dia 08/12/2021.

O candidato, isento da taxa, deverá ficar atento ao término do processo de inscrição, pois não haverá a emissão de boleto bancário para pagamento, indicando, assim, a isenção da taxa de inscrição. Em caso de dúvidas, o candidato deverá entrar em contato imediatamente com a Central de Informações ou enviar um e-mail pelo “Fale Conosco” do site www.vestibularfatec.com.br.

Para obtenção de 2ª via do boleto bancário, o candidato deverá acessar o site www.vestibularfatec.com.br, na Área do Candidato, no link “2ª via do boleto bancário” e imprimir o referido boleto, o qual estará disponível até às 20 horas da data limite do encerramento das inscrições, ou seja, até às 20 horas do dia 08/12/2021.

Quando o curso não atinge a demanda de 1,5 candidato por vaga, sua implantação é reavaliada e pode ser cancelada. Nesse caso, o candidato terá sua inscrição automaticamente remanejada para a 2ª opção, quando indicada. 

  • A taxa de inscrição será devolvida caso não haja implantação do curso por falta de demanda.
  • Não haverá devolução da taxa de inscrição para o candidato que indicou e foi remanejado para a 2ª opção de curso.

O Sistema de Pontuação Acrescida, instituído pelo Decreto Estadual 49.602, de 13-05-2005, e nos termos da Deliberação CEETEPS 08, de 02-08-2007, implica no acréscimo de pontos à nota final obtida em processo seletivo, conforme percentuais indicados, ao candidato que:

  • declarar ser afrodescendente: 3%;
  • declarar ter cursado todas as séries do ensino médio, em instituições públicas: 10%, devendo apresentar os documentos comprobatórios demonstrando tal escolaridade;
  • atender cumulativamente os incisos I e II: 13%.

De acordo com Artigo 5º do Decreto Estadual 49.602/05, “compreendem-se como afrodescendentes os pretos e os pardos, assim definidos, quando necessário, por autodeclaração”.

Instituições públicas são aquelas criadas e mantidas pelo poder público federal, estadual, municipal ou pelo Distrito Federal, existentes no território nacional brasileiro. A gratuidade do ensino não indica, necessariamente, que a escola seja pública. Escolas vinculadas a fundações, cooperativas, Sistema S (SESI, SENAI, SESC, SENAC) etc., embora gratuitas, SÃO CONSIDERADAS PARTICULARES em função de sua dependência administrativa junto ao setor privado. Do mesmo modo, bolsas de estudo em Instituições particulares, ainda que integrais, não conferem o direito à pontuação acrescida pelo item “escolaridade pública”.

Todo candidato que utilizar o Sistema de Pontuação Acrescida, pelo item “escolaridade pública”, deverá, obrigatoriamente, apresentar, NO ATO DA MATRÍCULA, histórico escolar OU declaração escolar, em papel timbrado da unidade de ensino, contendo o detalhamento de todas as séries cursadas no ensino médio, EJA ou CEEJA, com o(s) nome(s) da(s) escola(s) pública(s) e detalhamento do sistema de frequência (EAD, presença obrigatória ou flexível e atendimento individualizado).

Caso o candidato tenha cursado pelo menos uma das séries do Ensino Médio ou parte dela em escola particular, não terá direito à Pontuação Acrescida pelo item escolaridade pública.

As certificações de conclusão do ensino médio que não atestem frequência em aulas, sendo obtidas apenas por provas ou exames, que sejam decorrentes do Exame Nacional de Ensino Médio – ENEM, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA, e afins, independentemente do tipo de instituição, NÃO SERÃO ACEITAS para efeito de concessão de pontuação acrescida.

O candidato que utilizar o Sistema de Pontuação Acrescida, pelo item “escolaridade pública”, deverá ter cursado todas as disciplinas em instituições públicas do território nacional, comprovando o detalhamento do sistema de frequência. Caso tenha obtido certificações ou aprovações de disciplinas por provas ou exames, pelo ENEM, Centro de Educação Supletiva - CESU, ENCCEJA, e afins, independentemente do tipo de instituição, não terá direito à pontuação acrescida pelo item escolaridade pública.

O candidato que utilizar o Sistema de Pontuação Acrescida, pelo item “escolaridade pública”, caso não comprove ter cursado TODAS as séries do ensino médio, EJA ou CEEJA, em instituições públicas, SERÁ IMPEDIDO DE REALIZAR a SUA MATRICULA, conforme consta no Artigo 6º do Decreto Estadual 49.602/05: “constatada, a qualquer tempo, a falsidade das informações constantes dos documentos, sujeitar-se-á o infrator às penalidades previstas na legislação civil e penal e terá cancelada sua matrícula junto à respectiva instituição”, NÃO HAVENDO POSSIBILIDADE DE RECLASSIFICAÇÃO.

Não. O candidato com deficiência poderá fazer indicação durante o preenchimento do questionário socioeconômico para, em eventual matrícula, a Fatec solicitar tutoria e orientações para ambiente adequado de aprendizagem, questões de acessibilidade física ou acesso às tecnologias assistivas para acompanhamento das aulas.

Os candidatos que se declararem com deficiência no questionário socioeconômico concorrem em igualdade de condições com os demais candidatos no tocante à pontuação, classificação geral e convocação para a matrícula.

Sim. O candidato poderá fazer mais de uma inscrição. 

O candidato poderá fazer, com o mesmo CPF e senha cadastrados, quantas inscrições desejar. 

Classificação

A nota final de classificação do Processo Seletivo Vestibular para ingresso nos Cursos Superiores de Tecnologia das Fatecs no 1º semestre de 2022 será definida pela média obtida com as notas de Português e Matemática, ou equivalentes, da 2ª série do Ensino Médio ou da 1ª série do Ensino Médio, tanto para candidatos que já concluíram o Ensino Médio ou que estejam cursando a última série do Ensino Médio no primeiro semestre de 2021, desde que no ato da matrícula comprovem a conclusão do Ensino Médio.

Fica estabelecido o seguinte processo de classificação dos candidatos, que será por meio do rendimento escolar:

Somatória dos pontos obtidos em Português e Matemática ou equivalentes, sendo P, o total de pontos, multiplicando pelo fator único de 2,5, neste caso a fórmula seria:

P = 2,5.(Total de Pontos em Português + Total de Pontos em Matemática).

Para o candidato que utilizar o Sistema de Pontuação Acrescida, sua nota final será obtida pela seguinte fórmula:

PF = P.(1 + A + E), em que:

PF = pontuação final;

P = total de pontos obtidos pela fórmula de soma dos pontos de Português e Matemática ou equivalentes;

A (valor 3% = 0,03) = para o interessado que se declarar afrodescendente;

E (valor 10% = 0,10) = para o interessado que declarar ter cursado integralmente da 1ª a 3ª série do ensino médio em instituições públicas.

As listas de classificação geral e de convocação seguirão o critério de classificação dos candidatos em ordem decrescente de notas finais, até o preenchimento de todas as vagas disponíveis, para cada curso e período oferecido na Fatec em que o candidato pretende estudar.

Ocorrendo empate, terá preferência o candidato que atender às condições abaixo relacionadas, que constituem os critérios adotados para desempate respeitando a seguinte ordem:

Maior nota em Português ou equivalente;

Maior nota em Matemática ou equivalente;

Candidato com maior idade, de acordo com a data de nascimento;

Por sorteio.

A chamada de candidatos em 2ª opção só ocorrerá a partir da 2ª lista de convocação, ou seja, após serem convocados todos os candidatos aptos em 1ª opção da 1ª lista de convocação.

A lista de candidatos aptos na 2ª opção será formada pelos candidatos que não foram classificados dentro do limite de vagas fixados para o curso escolhido em 1ª opção.

Sim. Na lista de classificação geral já consta a pontuação acrescida para quem se autodeclarou afrodescendente e/ou indicou ter cursado integralmente da 1ª à 3ª série do Ensino Médio em instituições públicas no território nacional brasileiro.

Será desclassificado do presente Processo Seletivo Vestibular o candidato que:

  • Utilizar ou tentar utilizar meio fraudulento em benefício próprio ou de terceiros, em qualquer etapa do processo;
  • Não fizer a inserção da documentação obrigatória (upload no sistema) solicitada no ato da inscrição eletrônica informada no Manual do Candidato e na Portaria do Processo Seletivo;
  • Fizer a inserção de documentos (upload no sistema) divergentes dos exigidos na inscrição ou na matrícula, ilegíveis ou incompletos, de forma que não seja possível verificar todas as informações constantes no documento (nome completo, série, notas/conceitos, disciplinas, assinaturas etc.);
  • Fizer declaração falsa ou não comprovar qualquer informação do formulário de inscrição;
  • Fizer a inserção de documentos (upload no sistema) de arquivos com conteúdo impróprio ou corrompidos;
  • Zerar na média das disciplinas de Português ou Matemática;

Não serão divulgadas, em hipótese alguma, as notas dos candidatos desclassificados.

Matrícula

Considera-se, para upload no sistema, arquivos com os seguintes documentos que comprovem o número do CPF:

1. CPF como documento exclusivo;

2. RG, desde que contenha o número do CPF;

3. Carteira Nacional de Habilitação - CNH (ou CNH digital) expedida nos termos da Lei Federal 9.503/97.

A matrícula dos candidatos convocados para os cursos de graduação das Faculdades de Tecnologia é de responsabilidade da direção da Fatec e será realizada de forma remota, com interface e suporte do Sistema Acadêmico das Fatecs.

§ 1º - Após a divulgação da lista de classificação geral, na data programada para a matrícula, conforme prevê o Artigo 6º desta Portaria, o candidato classificado, dentro dos limites das vagas existentes para o turno e curso escolhido, deverá acessar o sistema de matrícula remota no site: https://siga.cps.sp.gov.br/matricula/matricularemota.aspx. Para ingressar o candidato deverá fornecer o CPF e a data de nascimento, nessa interface será apresentada a situação da convocação e o candidato deverá seguir as instruções para realização de sua matrícula remota.

Para o requerimento de matrícula dos candidatos da Fatec São Paulo os candidatos convocados deverão acessar o site http://www.fatecsp.br/vestibular.

Para o requerimento de matrícula dos candidatos da Fatec Guaratinguetá os candidatos convocados deverão acessar o site https://www.fateconline.com.br/sistema/ingressante.aspx.

O candidato classificado, atendendo a data disponível no Artigo 6º desta Portaria, deverá efetuar o upload dos seguintes documentos obrigatórios, a fim de efetuar o requerimento de matrícula (carregar no sistema de inscrição arquivo obrigatoriamente nos formatos PDF, JPEG ou PNG):

I. Certificado de Conclusão do Ensino Médio;

a) Não serão aceitos históricos, certificados e/ou diplomas de nível superior, tampouco carteiras de órgãos de registro de categoria (COREN, CREA etc.) para comprovação da conclusão do Ensino Médio.

II. Histórico Escolar completo do ensino médio;

III. Carteira de Identidade (Documento de identidade expedido pela Secretaria de Segurança Pública - RG, carteira de identidade de militar pelas Forças Armadas ou pela Polícia Militar ou Carteira de Registro Nacional Migratório - CRNM - (CIE/RNM/RNE) dentro da validade;

a) Devido ao estado de calamidade pública ocasionado pela pandemia, a Carteira de Registro Nacional Migratório - CRNM - (CIE/RNM/RNE) expirada a partir de 16-03-2020 serão aceitas.

b) Não serão aceitos como documento de identidade para efeito de matrícula: Carteira Nacional de Habilitação - CNH - ou documentos expedidos por Ordem ou Conselho Profissional (exemplo: OAB, Crea, Coren, CRC e outros).

IV. Cadastro de pessoa física (CPF) ou documento de identidade contendo o número de CPF;

a) Considera-se, para upload no sistema, arquivos com os seguintes documentos que comprovem o número do CPF:

1. CPF como documento exclusivo;

2. RG, desde que contenha o número do CPF;

3. Carteira Nacional de Habilitação - CNH (ou CNH digital) expedida nos termos da Lei Federal 9.503/97.

V. Foto 3X4 de rosto recente, fundo neutro;

VI. Certificado que comprove estar em dia com o serviço militar (reservista) para o candidato do sexo masculino brasileiro, do dia 1º de janeiro do ano em que o candidato completar 18 anos de idade até 31 de dezembro do ano em que completar 45 anos de idade.

a) Devido ao estado de calamidade pública ocasionado pela pandemia, o upload do certificado de reservista para os candidatos do sexo masculino que completaram 18 anos em 2019, 2020 ou 2021 não será obrigatório.

b) A entrega do certificado de reservista para esses casos, deverá ocorrer na Secretaria Acadêmica da Fatec assim que o certificado for emitido.

VII. O candidato transgênero que optar pela utilização do nome social, deverá, no Sistema de Matrícula, preencher autodeclaração referente à utilização do nome social, emitida quando do requerimento de matrícula.

VIII. O candidato que concluiu o Ensino Médio e que tenha realizado estudos equivalentes ao Ensino Médio, no todo ou em parte, no exterior: upload de parecer de equivalência de estudos realizados no exterior emitido pela Secretaria da Educação ou Conselho Estadual de Educação (frente e verso). Os documentos em língua estrangeira deverão estar vistados pela autoridade consular brasileira no país de origem e acompanhados da respectiva tradução oficial.

IX. O candidato que pretenda obter aproveitamento de estudos em disciplina(s) já realizada(s) em outro curso superior deverá fazer o upload da documentação referente à carga horária, ementa e programa da(s) disciplina(s) cursada(s) e histórico escolar da instituição de ensino superior de origem.

X. O candidato que utilizar o Sistema de Pontuação Acrescida, pelo item “escolaridade pública”, deverá fazer upload do histórico escolar OU declaração escolar (Anexo II) contendo o detalhamento das séries cursadas e o(s) nome(s) da(s) escola(s), comprovando, assim, ter cursado ou estar cursando todas as séries do Ensino Médio, em instituições públicas no TERRITÓRIO NACIONAL BRASILEIRO;

a) Somente para casos em que o histórico escolar do candidato não apresente o detalhamento com o nome das escolas públicas em que estudou as 03 séries do Ensino Médio, deverá apresentar a declaração escolar a ser elaborada conforme modelo disponibilizado no Anexo II, desta Portaria.

b) O histórico escolar ou a declaração escolar somente serão válidos e aceitos pela Faculdade de Tecnologia como comprovante de escolaridade pública para efetivação de pontuação acrescida, se contiverem o detalhamento da(s) escola(s) em que o candidato efetivamente estudou todas as séries do ensino médio, EJA ou CEEJA com sistema de frequência (EaD, presença obrigatória ou flexível e atendimento individualizado) no território nacional brasileiro.

c) O candidato que utilizar o Sistema de Pontuação Acrescida, pelo item “escolaridade pública”, caso não comprove ter cursado TODAS as séries do ensino médio, EJA ou CEEJA, em instituições públicas nacionais, SERÁ IMPEDIDO DE REALIZAR a SUA MATRICULA, conforme consta no Artigo 6º do Decreto Estadual 49.602/05: “constatada, a qualquer tempo, a falsidade das informações constantes dos documentos, sujeitar-se-á o infrator às penalidades previstas na legislação civil e penal e terá cancelada sua matrícula junto à respectiva instituição”, NÃO HAVENDO POSSIBILIDADE DE RECLASSIFICAÇÃO.

d) As certificações de conclusão do ensino médio que não atestem frequência em aulas, sendo obtidas apenas por provas ou exames, que sejam decorrentes do Exame Nacional de Ensino Médio – ENEM, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA, e afins, independentemente do tipo de instituição, NÃO SERÃO ACEITAS para efeito de concessão de pontuação acrescida.

XI. Para a efetivação da matrícula o candidato aprovado no Curso Superior de Tecnologia em Radiologia, deverá comprovar, no ato da matrícula ser maior de 18 anos.

O upload da documentação constante no § 2º deste artigo não garante a matrícula no curso e Fatec escolhidos.

 A efetivação da matrícula dependerá da conferência, pela Secretaria Acadêmica da Fatec, dos documentos obrigatórios anexados pelo próprio candidato no sistema de matrícula remota, previstos no § 2º deste artigo.

 Uma vez realizada a matrícula de ingressante serão criados usuário e senha para acesso ao Sistema Acadêmico das Fatecs e e-mail institucional.

Após efetivação da matrícula, o candidato se torna aluno ingressante, não sendo possível sua convocação em outra opção, outras chamadas ou listas de classificação.

 É de inteira responsabilidade do candidato convocado para matrícula, dentro do prazo estabelecido no cronograma, efetuar o upload (carregar no sistema) de todos os documentos exigidos no § 2º deste Artigo, no sistema de matrícula remota.

O candidato deverá providenciar, com antecedência, a documentação necessária para a efetivação de sua matrícula, pois a Secretaria da Faculdade de Tecnologia não realizará, em hipótese alguma, a matrícula do candidato convocado cuja documentação estiver incompleta, colocando a respectiva vaga à disposição dos próximos candidatos classificados.

 A Secretaria Acadêmica da Fatec não efetuará, em hipótese alguma, a matrícula dos candidatos que não apresentarem a documentação exigida no prazo estabelecido, bem como a nota final, de modo que a classificação atribuída no Processo Seletivo Vestibular, do 1º Semestre de 2022, não terá qualquer valor, sendo colocada a respectiva vaga à disposição dos próximos candidatos classificados.

Se impossibilitado de realizar a matrícula remota, o candidato deverá indicar um representante para efetivar sua matrícula no sistema de matrícula remota. Nesses casos, a Secretaria Acadêmica da Fatec não se responsabilizará, todavia, por eventuais erros cometidos no preenchimento do requerimento de matrícula e no upload da documentação exigida.

O candidato deverá apresentar na Secretaria Acadêmica os documentos originais exigidos para matrícula acompanhados de respectivas cópias, que deverão estar legíveis, para conferência. Havendo divergência de informações a matrícula poderá ser cancelada.

Os candidatos ingressantes em cursos com língua inglesa e/ou espanhola no currículo poderão ser submetidos a um exame de proficiência em data disposta no Calendário acadêmico da Unidade de ensino, obedecendo ao disposto no Regulamento de Graduação das Fatecs. O exame de proficiência, com duração de no máximo 60 (sessenta) minutos, tem o objetivo de classificar o aluno no semestre adequado ao seu nível de conhecimento da língua ou ainda dispensá-lo.

Para a efetivação da matrícula o candidato estrangeiro precisará portar visto de estudante ou outro visto que permita o estudo, devidamente registrado na Polícia Federal, de acordo com o artigo 48 do Estatuto do Estrangeiro (Lei 6.815, de 19-08-1980, com as alterações da Lei 6.964, de 09-12-1981: “(...) a matrícula em estabelecimento de ensino de qualquer grau, só se efetivará se o mesmo estiver devidamente registrado (...)”.

O Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza e as Fatecs não se responsabilizam pelos casos de candidatos que não acessarem o sistema de matrícula remota ou que não efetuarem o upload da documentação obrigatória para requerimento de matrícula no prazo estabelecido, sendo colocada a respectiva vaga à disposição do próximo candidato classificado.