Dúvidas Frequentes

Caro(a) candidato(a), aqui você encontrará respostas para as suas dúvidas referentes ao Processo Seletivo Vestibular do 2º Semestre de 2020.

Geral

É um processo seletivo que seleciona candidatos para as Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs), neste semestre por conta da pandemia do COVID-19, o  processo classificatório será realizado mediante análise de rendimento escolar para os Cursos Superiores de Tecnologia.

Excepcionalmente não será aplicada prova presencial para o presente Processo Seletivo.

Por conta da pandemia do COVID-19 não serão aplicadas provas presenciais. O critério adotado é o da análise do histórico escolar. A classificação final vai considerar a média aritmética simples das notas das disciplinas de português e matemática da 3ª série do Ensino Médio.

Quem já concluiu o Ensino Médio Regular, quem concluiu o Ensino Médio por meio de provas ou exames de certificação de competências ou de avaliação de jovens e adultos, que sejam decorrentes do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA e quem estiver cursando o Ensino Médio na Educação de Jovens e Adultos – EJA, ou afins, desde que no ato da matrícula comprove a conclusão do Ensino Médio.

Apenas para o Curso Superior de Tecnologia em Radiologia é necessário que o candidato tenha no mínimo 18 (dezoito) anos na data de Matrícula, respeitando-se o Parecer CNE/CEB Nº: 19/2007 e demais Legislações vigentes acerca da especificidade deste curso.

Os Cursos Superiores de Tecnologia iniciarão as aulas de forma remota (online) até que as regras do isolamento social sejam flexibilizadas a ponto de tornar possível o retorno das aulas de forma presencial nas Fatecs.

  • Caso a disciplina Língua Portuguesa (Português) tenha sido cursada acompanhada de outras (por exemplo: Língua Portuguesa, Literatura e Gramática), o candidato deverá inserir apenas as notas da disciplina de Língua Portuguesa. Caso a disciplina Língua Portuguesa (Português) não tenha sido cursada, inserir a média simples das disciplinas equivalentes.
  • Caso a disciplina Matemática tenha sido cursada acompanhada de outras (por exemplo: Matemática, Geometria e Álgebra), o candidato deverá inserir apenas as notas da disciplina de Matemática. Caso a disciplina de Matemática não tenha sido cursada, inserir a média simples das disciplinas equivalentes;

Inscrições

Pelo site www.vestibularfatec.com.br. É preciso preencher a ficha de inscrição pela internet e pagar a taxa no valor de R$ 39,00 (trinta e nove reais). Se não pagar até 24 de julho a inscrição vai ser cancelada. O dinheiro pago depois dessa data não será devolvido.

Para se inscrever o interessado precisa fazer upload dos seguintes documentos:

  • CPF
  • Documento de Identificação (RG ou RNE)
  • uma foto recente de rosto
  • Documentos comprobatórios de escolaridade

É preciso ter seu próprio CPF para fazer a inscrição. Consulte o site www.receita.fazenda.gov.br para informações sobre como obter esse documento.

Significa enviar arquivos para um servidor, ou seja, você vai enviar, no ato da inscrição, os seus documentos para o sistema de inscrição do Vestibular da Fatec, para que esses documentos sejam analisados posteriormente.

O candidato poderá utilizar para fazer upload no Sistema:

O RG desde que este contenha o número do CPF;

A Carteira Nacional de Habilitação expedida nos termos da Lei Federal 9.503/97.

O candidato poderá utilizar, para fazer upload no sistema um dos seguintes documentos, que comprovem o número do RG:

  • Documento de identidade expedido pela Secretaria de Segurança Pública (RG), pelas Forças Armadas ou pela Polícia Militar
  • Cédula de Identidade de Estrangeiro (RNE), dentro da validade
  • Carteira Nacional de Habilitação expedida nos termos da Lei Federal 9.503/97

Atenção: Não serão aceitos documentos expedidos por Ordens ou Conselhos Profissionais (exemplo: OAB, CREA, COREN, CRC e outros).

Em caso de perda, roubo ou extravio de “documento de identidade”, o candidato deverá realizar upload dos seguintes documentos:

  • Boletim de Ocorrência Policial ou Declaração/Certidão de Extravio de Documento, datado de no máximo 6 (seis) meses antes do último dia de inscrições, justificando o fato ocorrido.
  • Certidão/registro de nascimento para o candidato portador do protocolo do documento de identidade (RG) expedido pela Secretaria de Segurança Pública ou de protocolo de RNE expedido pelo Departamento de Polícia Federal competente.A certidão de casamento substitui a certidão/registro de nascimento.
  •  Para candidatos que concluíram o Ensino Médio:
    • o   Histórico Escolar com Certificado de Conclusão do Ensino Médio (frente e verso) OU
    • o   Declaração de Conclusão do Ensino Médio (frente e verso), assinada por agente escolar da escola de origem, contendo as notas finais de Português e Matemática ou equivalentes da 3ª série do Ensino Médio; OU
    • o   Boletim Escolar Digital contendo as notas de Português e Matemática da 3ª série do Ensino Médio e Boletim Escolar Digital, da 1ª série e 2ª do Ensino Médio, para fins de comprovação da Conclusão do Ensino Médio. Os boletins poderão ser obtidos através do site:  https://sed.educacao.sp.gov.br/boletim/boletimescolar. Apenas para quem é ou foi aluno da rede de escolas estaduais de São Paulo.

 

  • Para candidatos que concluíram o Ensino Médio por meio da Educação de Jovens e Adultos – EJA, ou afins:
    • o   Histórico Escolar com Certificado de Conclusão do Ensino Médio (frente e verso) OU
    • o   Declaração de Conclusão do Ensino Médio (frente e verso), assinada por agente escolar da escola de origem, contendo as notas finais de Português e Matemática ou equivalentes da 3ª série do Ensino Médio;
  • Para candidatos que estão cursando o Ensino Médio por meio da Educação de Jovens e Adultos – EJA (3º Termo), ou afins:
    • o   Declaração Escolar assinada por agente escolar da escola de origem (frente e verso), contendo as notas finais de Português e Matemática ou equivalentes compatíveis a 2ª série do Ensino Médio, desde que no ato da matrícula comprove a conclusão do Ensino Médio.
  • Para candidatos que concluíram o Ensino Médio por meio de provas ou exames de certificação de competências ou de avaliação de jovens e adultos, que sejam decorrentes do Exame Nacional do Ensino Médio – (ENEM), do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – (ENCCEJA):
    • o    Certificado de conclusão do Ensino Médio (frente e verso), expedido por órgão competente, contendo as notas finais de Português e Matemática ou equivalentes, da 3ª série do Ensino Médio.
  • Para candidatos que concluíram o Ensino Médio que tenham realizado estudos equivalentes ao Ensino Médio, no todo ou em parte, no exterior:
    • O Histórico Escolar (frente e verso) contendo as notas finais de Matemática e Língua Oficial escolar da 3ª série do Ensino Médio e
    • Parecer de equivalência de estudos realizados no exterior emitido pela Secretaria da Educação ou Conselho Estadual de Educação (frente e verso). Os documentos em língua estrangeira deverão estar vistados pela autoridade consular brasileira no país de origem e acompanhados da respectiva tradução oficial. 
  • Para candidatos que já concluíram o Ensino Médio:
    • inserir a nota final da disciplina de Português e Matemática ou equivalentes, obtida na 3ª série do Ensino Médio.
  • Em caso de ter concluído por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA)ou equivalentes:
    • inserir a nota de Português e Matemática ou equivalentes com a nota obtida que consta no certificado.
  • Para candidatos que concluirão o Ensino Médio por meio da Educação de Jovens e Adultos – EJA, ou afins até a data da matrícula:
    • inserir a nota final de Português e Matemática ou equivalentes, compatíveis a 2ª série do Ensino Médio (2º Termo).
  • Para candidatos que concluíram o Ensino Médio no exterior:
    • inserir as notas da Língua Oficial escolar e Matemática ou equivalente da 3ª série do Ensino Médio.

Língua Portuguesa (Português)

              Literatura; Gramática; Redação; Produção de Texto; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Matemática

                Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística, Matemática Financeira, Matemática e suas Tecnologias

O conceito utilizado para classificação do candidato será o numérico, com dois dígitos após a vírgula (0,00 a 10,00).

No sistema de inscrição está previsto para escolha do candidato uma série de notas, entre conceitos alfabéticos e numéricos.

Se o Histórico Escolar ou documento oficial equivalente apresentar conceitos diferentes de números, notas diferentes da classificação de 0,00 a 10,00 ou uma única média global do estudante, o candidato poderá escolher um conceito não numérico, ou um conceito numérico diferente da escala de 0,00 a 10,00 que automaticamente esse conceito será convertido para um conceito numérico conforme tabela de convergência ANEXO III.

Caso a instituição de ensino do candidato utilize conceitos não previstos no sistema (ANEXO III), o candidato poderá solicitar na instituição de origem o preenchimento da declaração constante no ANEXO I convertendo em ambos os casos para nota numérica (0,00 a 10,00) o conceito do candidato.

Os candidatos que cursaram o Ensino Médio no exterior deverão incluir as notas de Matemática e da Língua Oficial escolar.

O pagamento da taxa poderá ser realizado em dinheiro, na agência bancária de sua preferência, no horário de expediente, mediante a apresentação do boleto impresso no momento da inscrição eletrônica ou ainda, via internet, através do banco do candidato ou ainda através da ferramenta getnet (pagamento com cartão de crédito) disponível no site www.vestibularfatec.com.br.

Quando for feito por agendamento de pagamento de título de cobrança;  pagamento de conta por envelope; transferência eletrônica; DOC e DOC eletrônico; ordem de pagamento ou depósito comum em conta corrente; cartão de crédito fora da ferramenta getnet disponibilizada no site vestibularfatec.com.br; pagamento com valores inferiores ao especificado no boleto bancário e pagamento de boleto de processos seletivos anteriores.

A confirmação será enviada ao e-mail informado na inscrição até dez dias depois do pagamento da taxa.

A inscrição somente será efetivada após o pagamento e compensação do boleto bancário dentro do período estabelecido para a inscrição e posterior confirmação da quitação pela rede bancária.

Não. A taxa de inscrição só vale para o atual Vestibular e, uma vez paga, não será devolvida.

O candidato beneficiado com a redução da taxa deverá realizar sua inscrição no site www.vestibularfatec.com.br, no período de 13/07 até as 15 horas do dia 24/07 e efetuar o pagamento da taxa com redução de 50% do valor .

O candidato beneficiado com a isenção deverá ficar atento, pois ao término da inscrição, não será gerado boleto para pagamento da taxa de inscrição.

Acesse o site www.vestibularfatec.com.bre clique na seção “Área do Candidato”. Em seguida, clique no link “2ª via do boleto bancário”. Ele só poderá ser impresso até as 20 horas da data-limite do encerramento das inscrições.

Quando o curso não atinge a demanda de 1,5 candidato por vaga, sua implantação é reavaliada e pode ser cancelada. Nesse caso, o candidato terá sua inscrição automaticamente remanejada para a 2ª opção, quando indicada. 

A chamada de candidatos em 2ª opção só acontece depois que forem chamados todos os candidatos aptos em 1ª opção.

O candidato que se autodeclarar afrodescendente e/ou demonstrar ter cursado todos os anos da 1ª à 3ª série  do Ensino Médio em instituições públicas, no território nacional brasileiro, poderá ter acréscimo de pontos à nota final da prova. Quem se autodeclarar afrodescendente poderá acrescentar 3% à pontuação.

Aquele que comprovar ter cursado todos os anos da 1ª à 3ª série do Ensino Médio em escola pública, no território nacional brasileiro, poderá receber um acréscimo de 10%, mas é preciso ter estudado TODO esse tempo em escola pública.

Quem se autodeclarar afrodescendente e comprovar a escolaridade pública poderá acrescentar 13% à pontuação do exame.

 

- Como comprovo a escolaridade pública?

No momento da inscrição o candidato deverá fazer upload do documento que comprove que cursou integralmente, todos os anos da 1ª à 3ª série do Ensino Médio em instituições públicas de ensino no território nacional brasileiro.

 

- Quais documentos comprovam a escolaridade pública?

  • Declaração Escolar (ANEXO II) ou
  • Histórico Escolar contendo o detalhamento das séries cursadas e o(s) nome(s) da(s) escola(s), comprovando, assim, ter cursado integralmente da 1ª a 3ª série do Ensino Médio em instituições públicas no território nacional brasileiro.

Não. Os candidatos que se declararem com deficiência concorrem em igualdade de condições com os demais candidatos quanto à pontuação, classificação geral e convocação para a matrícula.

ANEXO I – DECLARAÇÃO ESCOLAR (em papel timbrado da escola)

 

Eu,__________________________________________________________________________________________________, cargo _________________________________________________, da Escola _______________________________________________, Localizada na Rua/Avenida _____________________________________________, no__________, bairro__________________________, cidade______________________, Estado ___________________________________, declaro para os devidos fins que o(a) aluno(a)______________________________________________________________,

CPF __________________________, obteve notas conforme quadro abaixo:

 

Disciplinas

Nota da 3ª série do Ensino Médio

Português (ou equivalente)

 

Matemática (ou equivalente)

 

 

 

 

 

__________________________, _____ de ____________de 20___.

 

____________________________________

Assinatura do
responsável da escola

ANEXO II - DECLARAÇÃO DE ESCOLARIDADE PÚBLICA (em papel timbrado da escola)

 

 

 

Declaramos, para os devidos fins, que __________(nome do aluno)_________ portador(a) do RG nº _______________, cursou integralmente o ensino médio em instituição pública, respectivamente a(s) seguinte(s) série(s):

1ª série - (nome da escola) – (município) – (estado)

2ª série - (nome da escola) – (município) – (estado)

3ª série - (nome da escola) – (município) – (estado)

 

__________________________, _____ de ____________de 20___.

 

____________________________________

Assinatura do
responsável da escola

Classificação

A nota final de classificação será obtida pela média da nota final de Português e Matemática, obtida na 3ª série do Ensino Médio, ou no 2º termo do Ensino Médio na modalidade EJA.

Somatória dos pontos obtidos em Português e Matemática, sendo P, o total de pontos, multiplicando pelo fator único de 2,5.

Neste caso a fórmula seria:

P=2,5.(Total de Pontos em Português + Total de Pontos em Matemática).

Para o candidato que utilizar o Sistema de Pontuação Acrescida, sua nota final será obtida pela seguinte fórmula:

  • PF = P.(1 + A + E), em que:
  • PF = pontuação final;
  • P = total de pontos obtidos pela fórmula de soma dos pontos de Português e Matemática;
  • A (valor 3% = 0,03) = para o interessado que se declarar afrodescendente e
  • E (valor 10% = 0,10) = para o interessado que declarar ter cursado integralmente da 1ª a 3ª série do Ensino Médio em instituições públicas no território nacional brasileiro.

Quando ocorrer o empate, terá preferência o candidato que atender às seguintes condições:

  • Maior nota em Português ou equivalente;
  • Maior nota em Matemática ou equivalente;
  • Candidato com maior idade, de acordo com a data de nascimento;
  • Por sorteio.

A chamada de candidatos em 2ª opção só ocorrerá se ainda restarem vagas depois de chamados todos os candidatos classificados em 1ª opção.

Sim. Na lista de classificação geral já consta a pontuação acrescida para quem se autodeclarou afrodescendente e/ou indicou ter cursado integralmente da 1ª à 3ª série do Ensino Médio em instituições públicas no território nacional brasileiro.

  • Será desclassificado o candidato que:
    • Utilizar ou tentar utilizar meio fraudulento em benefício próprio ou de terceiros, em qualquer etapa do processo;
    • Não apresentar a documentação obrigatória solicitada no ato da inscrição eletrônica;
    • Fizer a inserção de documentos (upload no sistema) divergentes dos exigidos ou ilegíveis;
    • Fizer declaração falsa ou não comprovar qualquer informação do formulário de inscrição;
    • Fizer a inserção de documentos (upload no sistema) de arquivos com conteúdo impróprio ou corrompidos;
    • Zerar na média das disciplinas de Português ou Matemática;

Matrícula

  • Dia 10/08 - Divulgação da Lista de classificação geral no site www.vestibularfatec.com.bre da 1ª Lista de convocação dos candidatos.
  • Dias 11 e 12/08 – Matrícula da 1ª Lista de Convocação dos candidatos.
  • Dia 13/08 – Divulgação da 2ª Lista de convocação dos candidatos no site da Fatec em que o candidato pretende estudar (Anexo IV).
  • Dia 14/08 – Matrícula da 2ª Lista de convocação dos candidatos.

O candidato classificado será convocado por e-mail (verificar caixa de lixeira e spam) e deverá acessar a interface de matrícula remota no site: https://siga.sp.gov.br/aluno16/matricularemota.aspx, informando CPF e data de nascimento.

Nessa interface o candidato classificado deverá seguir as instruções para realização de sua matrícula remota.

Providencie a documentação necessária com antecedência, pois a Fatec não realizará matrícula de candidatos cuja documentação estiver incompleta:

  • Além dos documentos anexados no sistema de inscrição, o candidato do sexo masculino deverá providenciar certificado que comprove estar em dia com o serviço militar, para brasileiros, do dia 1º de janeiro do ano em que o candidato completar 18 (dezoito) anos de idade até 31 de dezembro do ano em que completar 45 (quarenta e cinco) anos de idade.
  • Candidato que pretenda obter aproveitamento de estudos em disciplina(s) já realizada(s) em outro curso superior deverá apresentar a documentação referente à carga horária, ementa e programa da(s) disciplina(s) cursada(s) e histórico escolar da instituição de ensino superior de origem no ato da matrícula.
  • Caso o candidato tenha apresentado CNH como documento de identidade no sistema de inscrição, para efeito de matrícula deverá apresentar o RG, não sendo aceitos em substituição ao RG: Carteira Nacional de Habilitação ou documentos expedidos por Ordem ou Conselho Profissional (exemplo: OAB, Crea, Coren, CRC e outros).