Caro(a) candidato(a), aqui você encontrará respostas para as suas dúvidas referentes ao Processo Seletivo Vestibular do 1º Semestre de 2024.
É um processo seletivo que seleciona candidatos para as Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs)
Sim. As provas serão presenciais para ingresso nas Fatecs.
O Processo Seletivo Vestibular do 1 º Semestre de 2024 seguirá o seguinte cronograma:
o De 16/10/2023 até as 15 horas do dia 12/12/2023 – Inscrições para o Processo Seletivo Vestibular no site www.vestibularfatec.com.br.
o Dia 03/01/2024 - a partir das 15 horas - Divulgação dos locais de prova.
o Dia 07/01/2024 - 13 horas - Exame do Processo Seletivo Vestibular.
o Dia 08/01/2024 - a partir das 15 horas - Divulgação do gabarito oficial do Processo Seletivo Vestibular.
o Dia 19/01/2024 - a partir das 15 horas - Divulgação da lista de classificação geral no site www.vestibularfatec.com.br e da 1ª lista de candidatos aprovados.
o Dias 22/01, 23/01 e 24/01/2024 - Matrícula da 1ª lista de convocação dos candidatos com envio da documentação dos candidatos classificados no sistema https://siga.cps.sp.gov.br/matricula/matricularemota.aspx.
o Dia 25/01/2024 - a partir das 15 horas - Divulgação de matrículas aprovadas da 1ª lista de convocação no sistema https://siga.cps.sp.gov.br/matricula/matricularemota.aspx.
o Dia 26/01/2024 - Período para possibilidade de acerto de documentação de matrícula da 1ª lista de aprovados no sistema https://siga.cps.sp.gov.br/matricula/matricularemota.aspx.
o Dia 30/01/2024 - a partir das 15 horas - Divulgação de matrículas aprovadas da 1ª lista após o acerto de documentação no sistema https://siga.cps.sp.gov.br/matricula/matricularemota.aspx.
o Dia 02/02/2024 - a partir das 15 horas - Divulgação da 2ª lista de candidatos aprovados no site no site www.vestibularfatec.com.br.
o Dia 05/02/2024 - Matrícula da 2ª lista de candidatos aprovados com envio da documentação dos candidatos classificados no sistema https://siga.cps.sp.gov.br/matricula/matricularemota.aspx.
o Dia 06/02/2024 - a partir das 15 horas - Divulgação de matrículas aprovadas da 2ª lista no sistema https://siga.cps.sp.gov.br/matricula/matricularemota.aspx.
o Dia 07/02/2024 - Período para possibilidade de acerto de documentação de matrícula da 2ª lista de aprovados no sistema https://siga.cps.sp.gov.br/matricula/matricularemota.aspx.
o Dia 08/02/2024 - a partir das 15 horas - Divulgação de matrículas aprovadas da 2ª lista de convocação após o acerto de documentação no sistema https://siga.cps.sp.gov.br/matricula/matricularemota.aspx.
Para se inscrever no Processo Seletivo Vestibular, do 1º Semestre de 2024, o candidato deverá observar os seguintes períodos e procedimentos:
As inscrições eletrônicas deverão ser efetuadas no período de 16/10 até 15 horas do dia 12/12/2023, no site www.vestibularfatec.com.br, através da Área do Candidato, que será acessada somente pelo CPF (Cadastro de Pessoa Física) do candidato e da senha de segurança cadastrada, pelo candidato, no início da inscrição.
O candidato que ainda não possui CPF deverá consultar o site www.receita.fazenda.gov.br, onde constam informações de como obtê-lo, para poder realizar a sua inscrição.
O Sistema de Pontuação Acrescida, instituído pelo Decreto Estadual 49.602, de 13-05-2005, e nos termos da Deliberação CEETEPS 08, de 02-08-2007, implica no acréscimo de pontos à nota final obtida em processo seletivo, conforme percentuais indicados, ao candidato que:
O candidato com deficiência, que necessite de condições especiais para realizar o Exame, deverá informar na Ficha de Inscrição e encaminhar o laudo médico, emitido por especialista, descrevendo o tipo e o grau da necessidade, através de link específico na área do candidato, impreterivelmente até as 15 horas do dia 12/12/2023, para garantir a adequação do local do exame. Juntamente com o laudo médico, deverá ser informado o nome e o número de RG do candidato.
O Exame referente ao Processo Seletivo Vestibular, do 1º semestre de 2024, será realizado em uma única data, dia 07/01/2024, às 13h, e terá duração de 5 (cinco) horas.
O Exame referente ao Processo Seletivo Vestibular, do 1º semestre de 2024, será constituído de duas partes, comuns a todos os cursos, a saber:
a) Cinco (5) questões relativas a cada uma das 8 (oito) disciplinas que compõem o núcleo comum do ensino médio (Matemática, Português, Física, Química, Biologia, História, Geografia e Inglês), num total de 40 (quarenta) questões;
b) Cinco (5) questões com a finalidade de verificar a capacidade de raciocínio lógico do candidato;
c) Nove (9) questões que proporão a articulação de conhecimentos das disciplinas de Ensino Médio, para a solução de situações-problema.
O programa das disciplinas é apresentado no Anexo III desse Manual.
O gabarito oficial da prova será divulgado a partir das 15 horas do dia 08/01/2024, no site www.vestibularfatec.com.br.
Sim. Na lista de classificação geral já consta a pontuação acrescida para quem se autodeclarou afrodescendente e/ou indicou ter cursado integralmente da 1ª à 3ª série do Ensino Médio em instituições públicas no território nacional brasileiro.
Será desclassificado do presente Processo Seletivo Vestibular o candidato que:
o Fizer declaração falsa ou não comprovar qualquer informação do formulário de inscrição;
o não comparecer no dia do Exame;
o chegar após o horário de fechamento dos portões, às 13h;
o não apresentar um dos documentos de identidade originais exigidos;
o realizar a prova sem apresentar um dos documentos de identidade originais exigidos;
o sair da sala sem autorização ou desacompanhado do Fiscal, com ou sem o caderno de questões e/ou as Folhas de Respostas Definitiva e de Redação;
o retirar-se da sala de provas com a Folha de Respostas e/ou caderno de questões e ou a folha de Redação;
o retirar-se do prédio em definitivo antes de decorridas duas horas e trinta minutos do início do exame, independente do motivo exposto;
o perturbar, de qualquer modo, a ordem no local de aplicação das provas, incorrendo em comportamento indevido durante a realização do Exame;
o utilizar ou tentar utilizar-se de qualquer tipo de equipamento eletrônico, de comunicação e/ou de livros, notas, impressos e apontamentos durante a realização do exame;
o for surpreendido se comunicando ou tentando se comunicar com outro candidato durante o exame e/ou realizar ou tentar realizar qualquer espécie de consulta durante o período das provas;
o retirar-se do prédio durante a realização do exame, independente do motivo exposto;
o realizar o exame fora do local determinado;
o utilizar ou tentar utilizar meio fraudulento em benefício próprio ou de terceiros, em qualquer etapa do exame;
o não atender as orientações da equipe de aplicação durante a realização do exame;
o deixar de assinar a lista de presença e a sua Folha de Respostas Definitiva;
o assinar e/ou se identificar na Folha de Redação;
o obtiver zero (0) na nota de qualquer uma das duas partes que compõem o Exame (prova objetiva e ou redação).
a) Não serão aceitos históricos, certificados e/ou diplomas de nível superior, tampouco carteiras de órgãos de registro de categoria (COREN, CREA etc.) para comprovação da conclusão do Ensino Médio.
a) Não serão aceitos como documento de identidade para efeito de matrícula: Carteira Nacional de Habilitação - CNH – ou documentos expedidos por Ordem ou Conselho Profissional (exemplo: OAB, Crea, Coren, CRC e outros).
a) Considera-se, para upload no sistema, arquivos com os seguintes documentos que comprovem o número do CPF:
1. CPF como documento exclusivo;
2. RG, desde que contenha o número do CPF;
3. Carteira Nacional de Habilitação - CNH (ou CNH digital) expedida nos termos da Lei Federal 9.503/97.
a) Somente para casos em que o histórico escolar do candidato não apresente o detalhamento com o nome das escolas públicas em que estudou as 03 séries do Ensino Médio, deverá apresentar a declaração escolar a ser elaborada conforme modelo disponibilizado no Anexo IV, desse Manual.
b) O histórico escolar ou a declaração escolar somente serão válidos e aceitos pela Faculdade de Tecnologia como comprovante de escolaridade pública para efetivação de pontuação acrescida, se contiverem o detalhamento da(s) escola(s) públicas em que o candidato efetivamente estudou todas as séries do ensino médio, EJA ou CEEJA com sistema de frequência (EaD, presença obrigatória ou flexível e atendimento individualizado) no território nacional brasileiro.
c) O candidato que utilizar o Sistema de Pontuação Acrescida, pelo item escolaridade pública, caso não comprove ter cursado TODAS as séries do ensino médio, EJA ou CEEJA, em instituições públicas nacionais, SERÁ IMPEDIDO DE REALIZAR a SUA MATRICULA, conforme consta no Artigo 6º do Decreto Estadual 49.602/05: constatada, a qualquer tempo, a falsidade das informações constantes dos documentos, sujeitar-se-á o infrator às penalidades previstas na legislação civil e penal e terá cancelada sua matrícula junto à respectiva instituição, NÃO HAVENDO POSSIBILIDADE DE RECLASSIFICAÇÃO.
d) As certificações de conclusão do ensino médio que não atestem frequência em aulas, sendo obtidas apenas por provas ou exames, que sejam decorrentes do Exame Nacional de Ensino Médio - ENEM, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - ENCCEJA, e afins, independentemente do tipo de instituição, NÃO SERÃO ACEITAS para efeito de concessão de pontuação acrescida.
Anexo V - Modelo de Declaração de Escolaridade Pública Declaração de Escolaridade Pública para Obtenção de Pontuação Acrescida (Em Papel Timbrado da Escola)
Declaramos, para os devidos fins, que ------------------(nome do aluno) ------------, portador(a) do RG nº ------------, cursou integralmente o ensino médio em instituição pública, respectivamente a(s) seguinte(s) série(s):
1ª série - (nome da escola) - (município) - (estado)
2ª série - (nome da escola) - (município) - (estado)
3ª série - (nome da escola) - (município) - (estado)
----------- - -----------------------------------
Local e data assinatura e carimbo do responsável na escola
Este site usa cookies de acordo com a nossa Política de Cookies e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.