Unidades e Cursos Curso

Inscreva-se

Hidráulica e Saneamento Ambiental

O que o aluno estuda

Aprende a atuar no campo das obras hidráulicas (tubulações, canais, galerias), saneamento básico e instalações prediais, tendo por base a preservação do meio ambiente. Física, química, cálculo, elétrica, hidráulica, hidrologia e saneamento são alguma das disciplinas básicas do curso, que também inclui noções de gestão ambiental. 

O que o profissional faz

Planeja, projeta, desenvolve, constrói, instala, opera, mantém e fiscaliza sistemas de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, drenagem de águas pluviais e coleta e tratamento de resíduos sólidos. Também pode projetar e implantar instalações prediais, proteção contra incêndios e prestar serviços a laboratórios de controle de qualidade das águas e abastecimento. A procura por esse profissional cresce à medida que aumenta o interesse dos agentes públicos e privados (governos, indústrias e cidadãos) na gestão de perdas de água em sistemas de abastecimentos, reuso, drenagem urbana, coleta de esgoto e gestão ambiental.

Onde trabalhar

Em indústrias de segmentos diversos, empresas públicas ou privadas de saneamento, projetos ou engenharia e órgãos públicos. Pode abrir sua própria consultoria ou empresa para projetos ambientais, como o reuso de água da chuva ou instalações prediais, entre outras. Ensino e pesquisa são também opções de carreira.

Eixo tecnológico

Ambiente e Saúde

Talvez você possa se interessar também por

Gestão Ambiental, Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Escolas que oferecem este curso