Unidades e Cursos Curso

Big Data no Agronegócio

O que o aluno estuda

O estudante vai aprender tanto a manipular e instalar equipamentos capazes de captar e gerar dados de negócios agrícolas quanto a desenvolver programas de computador para reunir e analisar esse grande volume de informações (big data ou, em português, megadados). Para isso, o aluno estudará conteúdos das áreas de Informática, Agricultura e Administração e assuntos das disciplinas de matemática (estatística, probabilidade e cálculo), física (eletrônica) e biologia. Os temas do ramo da Informática, que compõem mais de 60% do curso, são linguagens de programação, sistemas baseados em computação em nuvem (cloud), funcionamento de banco de dados e técnicas para implementação de aparelhos para coleta e transmissão de dados (dispositivos de internet das coisas), entre outros. Na parte de Agricultura, o aluno vai aprender noções de plantio, pulverização, irrigação, colheita, manejo do solo e monitoramento de pragas. Entre os assuntos de gestão, o curso oferece fundamentos de administração geral e de empreendedorismo, por exemplo. Para completar o currículo, há inglês instrumental em todos os semestres.

O que o profissional faz

Desenvolve softwares voltados para o agronegócio; instala e gerencia dispositivos de internet das coisas, como sensores, em ambientes agrícolas para captar e gerar dados; projeta e configura redes de sensores e de transmissão de dados de campo; analisa dados coletados pelos aparelhos e produz relatórios para a tomada de decisão de gestores de agronegócios; implementa banco de dados em nuvem. Destaque O curso superior tecnológico Big Data no Agronegócio é inédito no Brasil. A formação foi elaborada pelo Centro Paula Souza em parceria com a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia e com apoio de empresas como Intel, Totvs e SAP. O conteúdo da graduação se baseia em cursos de mestrado oferecidos na Finlândia e nos Estados Unidos.

Onde trabalhar

Fazendas, lojas revendedoras de produtos agrícolas, consultorias ou empresas prestadoras de serviços agronômicos, empresas desenvolvedoras de software e fabricantes de equipamentos agrícolas e insumos.

Eixo tecnológico

Informação e Comunicação

Talvez você possa se interessar também por

Agroindústria, Agronegócio, Analise e Desenvolvimento de Sistemas, Mecanização em Agricultura de Precisão

Escolas que oferecem este curso