Unidades e Cursos Curso

Inscreva-se

Fabricação Mecânica

O que o aluno estuda

Cálculo, eletricidade, física e geometria analítica são algumas das disciplinas básicas para a compreensão do curso. Além disso, o aluno vai aprender sobre a aplicação dos materiais utilizados na construção mecânica, na fabricação de equipamentos e ferramentas; processos mecânicos de usinagem e conformação; elaboração de processo de fabricação de um produto acabado como, por exemplo, uma peça a partir de uma barra de metal, entre outros. Desenho técnico assistido por computador, software (CAD, CAE e CAM), hidráulica, pneumática, automação e robótica também fazem parte do currículo.

O que o profissional faz

Atua no segmento de fabricação, envolvendo usinagem, conformação, soldagem, montagem e outros processos mecânicos. Planeja, controla e gerencia diversos processos, como desenvolvimento e melhoria de produtos. Na gestão de projetos, alia competências das áreas de gestão como qualidade e controle ambiental. A multidisciplinaridade é o principal atrativo do curso, o que torna o tecnólogo em Fabricação Mecânica um profissional de fácil adaptação e boa empregabilidade. É capaz de atuar em empresas de diversos segmentos da indústria.

Onde trabalhar

Empresas do ramo metalomecânico, incluindo indústrias manufatureiras e ferramentarias. Na indústria em geral, serralheria, mobiliário, autopeças e em serviços como assistência técnica especializada em diversos equipamentos.  Pode também dedicar-se ao setor público, ao ensino e à pesquisa. Como empreendedor, tem opção de abrir sua própria fábrica, comércio, assistência técnica ou consultoria.

Eixo tecnológico

Produção Industrial

Talvez você possa se interessar também por

Manutenção Industrial, Mecânica - Modalidade Projetos, Polímeros, Processos Metalúrgicos, Projetos Mecânicos