Unidades e Cursos Curso

Inscreva-se

Materiais

O que o aluno estuda

Aprende a conhecer e trabalhar com os diferentes tipos de materiais (poliméricos, cerâmicos e metálicos), estudar suas estruturas, definir propriedades, processos e aplicações. Entre as matérias básicas estão cálculo, física, química e desenho técnico. As específicas abrangem desde ciência dos materiais, matérias-primas e impacto ambiental, reciclagem de materiais, resistência dos materiais e instalações industriais a atividades minerárias.  

O que o profissional faz

Gerencia a qualidade da matéria-prima, processos de produção, produtos e serviços. Elabora documentação técnica. Seleciona materiais e processos, planeja e supervisiona testes e equipamentos. Assessora a transformação de matérias-primas, desenvolve produtos, processos e aplicações. Participa de sistemas de gestão ambiental de qualidade e produção. Desenvolve e aplica soluções, inovações e pesquisas de caráter científico e tecnológico em áreas que necessitem do emprego dos mais variados tipos de materiais. Como os processos produtivos estão em constante evolução e novos materiais surgem a todo momento para os mais diversos fins, esse tecnólogo tende a ser bastante demandado. Não só desenvolve e aplica soluções, inovações e pesquisas de caráter científico e tecnológico, como também pode projetar e gerenciar a produção desses novos materiais.

Onde trabalhar

Indústrias que processam minerais não metálicos, vidro, borracha, plástico, materiais metálicos, cerâmicos e polímeros. Setores como o automobilístico, de transportes em geral e embalagens são algumas opções. Pode também participar da qualificação, certificação e homologação de laboratórios de produtos ou ainda abrir uma empresa ou consultoria própria ou dedicar-se ao ensino e à pesquisa.

Eixo tecnológico

Produção Industrial

Talvez você possa se interessar também por

Polímeros

Escolas que oferecem este curso