Unidades e Cursos Curso

Inscreva-se

Gestão Ambiental

O que o aluno estuda

Entre as disciplinas básicas, o aluno vai estudar biologia, química e geografia, por exemplo, nas quais estão incluídos temas específicos como ecologia, microbiologia ambiental, toxicologia ambiental (estudo das ações e efeitos de substâncias químicas sobre os seres vivos), geociências, climatologia e meteorologia, entre outros. Matemática e estatística oferecem ferramentas para o aluno aprender a mensurar custos ambientais e a elaborar projetos diversos, inclusive planejamentos ambientais. Saúde pública, auditoria e licenciamento ambiental, gerenciamento de resíduos, poluição ambiental, administração e inglês estão também entre as disciplinas da matriz do curso.

O que o profissional faz

Planeja, gerencia e executa as atividades de diagnóstico ambiental. Trabalha com avaliação de impacto, proposição de medidas corretivas e preventivas, recuperação de áreas degradadas e acompanhamento e monitoramento da qualidade ambiental por meio da leitura e interpretação de indicadores e dados do ar, da água, do solo, da flora e da fauna. Em um trabalho de recuperação de área degradada, por exemplo, o tecnólogo determina as estratégias e os recursos que serão utilizados, assim como planeja as etapas, a duração e avaliação das atividades. O profissional pode atuar também na regulação do uso, proteção e conservação do ambiente, auxiliar na elaboração de laudos e pareceres e na implantação de políticas e programas de educação ambiental. Na indústria, pode trabalhar na gestão de resíduos, no sistema de gestão ambiental e tratamento de água e efluentes, por exemplo. Com a implantação da nova Política Nacional de Resíduos Sólidos, cidades e empresas precisam cuidar dos resíduos que produzem, o que abre mercado de trabalho para o tecnólogo em Gestão Ambiental.

Onde trabalhar

Nas áreas de qualidade ambiental e de segurança do trabalho em indústrias e empresas de diversos segmentos, como químicas e têxteis. Pode atuar em áreas de preservação ambiental, no gerenciamento de resíduos da construção civil e em órgãos públicos (secretarias de meio ambiente e órgãos reguladores). Como empreendedor, o tecnólogo em Gestão Ambiental pode abrir empresas de consultoria e de projetos de conservação ambiental, recuperação de áreas, entre outros.

Eixo tecnológico

Ambiente e Saúde

Talvez você possa se interessar também por

Agroindústria, Agronegócio, Hidráulica e Saneamento Ambiental, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Silvicultura