Unidades e Cursos Curso

Processos Químicos

O que o aluno estuda

No curso o aluno aprende a interpretar os processos químicos. Entre as disciplinas básicas do curso estão química, cálculo, física e microbiologia. As específicas são processos químicos, manufatura industrial, tecnologia da fermentação, gestão ambiental e tratamento de efluentes, entre outras. Inglês e espanhol também fazem parte da matriz curricular.

O que o profissional faz

O tecnólogo em Processos Químicos planeja, gerencia, realiza ensaios e análises laboratoriais; registra, interpreta resultados e emite pareceres. Seleciona os métodos e as técnicas mais adequadas à condução de processos de uma unidade industrial, considerando em sua atuação a busca da qualidade, viabilidade e sustentabilidade. Também atua na otimização e adequação dos métodos analíticos de controle da qualidade da matéria-prima, reagentes e produtos dos processos químicos industriais. As oportunidades de trabalho para esse profissional são muitas, uma vez que pode atuar em diversos setores da indústria. É responsável pela gestão da qualidade e da produtividade dos processos químicos, devendo estar atento às questões éticas, ambientais, sustentáveis e de viabilidade econômica. A busca por novas fontes de energia renováveis em substituição às atuais, não renováveis, é outro campo promissor ao profissional da área.

Onde trabalhar

Indústria química de base, petroquímica, eletroquímica e farmoquímica. Pode também dedicar-se ao ensino e à pesquisa. Como empreendedor, há oportunidades para abrir sua própria consultoria ou investir no desenvolvimento e comercialização de produtos inovadores para esse mercado.

Eixo tecnológico

Controle e Processos Industriais

Talvez você possa se interessar também por

Biocombustíveis, Cosméticos, Polímeros, Silvicultura

Escolas que oferecem este curso