Unidades e Cursos Curso

Inscreva-se

Processos Metalúrgicos

O que o aluno estuda

As matérias básicas são cálculo, física, química, metalurgia, desenho técnico e termodinâmica. Nas disciplinas específicas, o estudante vai aprender diversos processos metalúrgicos (fundição, laminação, forjamento etc.) para a fabricação de produtos que são matéria-prima para as indústrias mecânicas. A maioria dos componentes mecânicos de máquinas em geral, incluindo automóveis, passa pelos processos metalúrgicos. O aluno vai aprender a analisar a estrutura dos metais e medir sua resistência. Administração e gestão ambiental também fazem parte da matriz curricular.

O que o profissional faz

Trabalha com produtos básicos de metais: aço, ferro fundido, alumínio e suas ligas, cobre, bronze, latão e níquel e suas ligas. Avalia e seleciona equipamentos e processos mais adequados na produção metalúrgica de modo a otimizar a produtividade. Atua tanto no planejamento como na área operacional de indústrias siderúrgicas e metalúrgicas, podendo supervisionar ou coordenar os processos de fabricação de produtos metálicos, como carcaça de automóvel. Pode ainda trabalhar em laboratórios de materiais das indústrias metalúrgicas ou indústrias mecânicas, que analisam toda a matéria-prima recebida ou produtos vendidos.

Onde trabalhar

Indústrias do ramo metalomecânico, siderúrgicas (onde se fabrica apenas aço) e instituições de ensino e pesquisa. Pode atuar como representante comercial e consultor. Como empreendedor, o tecnólogo pode abrir uma consultoria ou empresas nos ramos de fundição, de tratamento térmico e de reciclagem de materiais.

Eixo tecnológico

Controle e Processos Industriais

Talvez você possa se interessar também por

Fabricação Mecânica, Projetos Mecânicos