Unidades e Cursos Curso

Banco de Dados

O que o aluno estuda

O raciocínio lógico é uma das habilidades mais necessárias ao aluno que quer cursar Banco de Dados. Matemática está presente na maioria das disciplinas específicas da graduação tecnológica. Outros assuntos abordados são programação de computadores, arquitetura e gerenciamento de sistemas, sistemas operacionais, além de administração, estatística e inglês.

O que o profissional faz

A base de dados é considerada o coração de uma empresa. E o tecnólogo é quem projeta e administra esse complexo arquivo que armazena e organiza informações digitais. Isso inclui desde o cuidado com o conjunto de máquinas, como os servidores, até a configuração dos softwares de gerenciamento de dados e informações. O tecnólogo também é responsável por testar, avaliar e monitorar o funcionamento do banco de dados, avaliando a taxa de velocidade da troca de informação, por exemplo. O administrador de banco de dados está entre os profissionais mais bem remunerados da área de Tecnologia da Informação. É importante ressaltar que, geralmente, é exigido desse profissional uma disponibilidade de 24 horas pelo celular.

Onde trabalhar

Empresas públicas e privadas, instituições financeiras, consultorias, indústrias e empresas especializadas em Tecnologia da Informação.

Eixo tecnológico

Informação e Comunicação

Talvez você possa se interessar também por

Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Tecnologia da Informação, Redes de Computadores, Sistemas para Internet