Unidades e Cursos Curso

Logística

O que o aluno estuda

O estudante vai aprender a determinar custos, como fretes e tributos e a planejar rotas de transporte e entrega de mercadorias de maneira eficiente, com qualidade, dentro do prazo estabelecido e a preços competitivos. Por isso, são importantes as disciplinas de cálculo, estatística, matemática financeira, economia e finanças empresariais. O aluno também estuda meios de transporte, suas características e vantagens. Aprende ainda a fazer a gestão de um estoque, a criar embalagens de produtos que facilitem o armazenamento e o transporte e a utilizar softwares de simulação de cargas e roteiros. Gestão, comércio exterior, logística internacional, inglês e espanhol são as disciplinas que completam o currículo.

O que o profissional faz

Gerencia o fluxo de produtos ou pessoas em uma empresa. Cuida da aquisição, do recebimento, da armazenagem, da distribuição e do transporte de produtos, bem como do controle e processamento de pedidos. Determina, por exemplo, a quantidade e o tipo de veículos necessários para uma entrega. Planeja a organização e a ordem dos produtos dentro de caminhões ou contêineres. Monta o roteiro de entrega dos produtos. Define o melhor local para se fazer um estoque. Pode atuar ainda na ordenação do fluxo de atendimento ao público em hospitais e postos de serviço. Em indústrias e fábricas, determina a disposição de equipamentos e setores de produção, de modo a melhorar a produtividade e evitar desperdício e retrabalho. Precisa saber trabalhar em equipe e ter alguma familiaridade com informática, pois no dia a dia do trabalho terá de usar programas específicos da área. Em geral, inicia a carreira em funções de armazenagem, estocagem e inventário de produtos. Todas as empresas, grandes e pequenas, precisam ter um profissional de Logística, uma vez que essa área é fundamental para redução de custos.

Onde trabalhar

Existe um extenso campo de trabalho na área, como indústrias, supermercados, lojas, hospitais, órgãos públicos de mobilidade urbana, empresas especializadas (operadores logísticos), empresas da área de transportes e empresas de comércio eletrônico. Cada vez mais os serviços de logística têm sido terceirizados, o que abre espaço para as empresas especializadas no setor.

Eixo tecnológico

Gestão e Negócios

Talvez você possa se interessar também por

Gestão da Produção Industrial, Gestão Empresarial, Logística Aeroportuária, Sistemas Navais, Transporte Terrestre