Unidades e Cursos Curso

ATENÇÃO!
Dados referentes ao Vestibular Fatec 1º SEM/17. Em breve atualizações.

Meio Ambiente e Recursos Hídricos

O que o aluno estuda

Biologia, ecologia, microbiologia, além de disciplinas específicas de meio ambiente, que ensinam sobre as matas e as fontes alternativas de energia elétrica, fazem parte do currículo. O curso aborda ainda a área de recursos hídricos - águas subterrâneas, manejo de bacias hidrográficas, hidráulica fluvial etc. O estudante vai aprender também sobre topografia, cartografia e mapeamento de terrenos. Química, matemática, física e estatística são ferramentas para o aprendizado de diversas disciplinas do curso.

O que o profissional faz

Planeja e coordena projetos ambientais e de urbanização com foco no uso eficiente dos recursos naturais, principalmente água. Orienta empresas e indústrias na utilização de tecnologias que gerem menos resíduos e poluição e gastem menos energia. Pode atuar no mapeamento de terrenos. Avalia a qualidade da água, calcula a vazão de um rio e a capacidade de armazenamento de um reservatório de água. Pode trabalhar também na revitalização de rios urbanos, nascentes e cursos d'água, no planejamento urbano e rural ou ainda na educação ambiental. Está habilitado a realizar estudos de impacto ambiental, laudos e pareceres técnicos e programas de gestão ambiental. Os formados podem se credenciar tanto no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), como no Conselho Regional de Química (CRQ).

Onde trabalhar

Empresas de engenharia ambiental, consultoria ambiental, concessionárias de água e esgoto, controle das medidas de proteção ambiental em obras, áreas de proteção ambiental, indústrias, escritórios de topografia, órgãos públicos e terceiro setor. O tecnólogo também pode abrir sua própria empresa, como uma consultoria.

Eixo tecnológico

Ambiente e Saúde

Talvez você possa se interessar também por

Geoprocessamento, Gestão Ambiental, Hidráulica e Saneamento Ambiental

Escolas que oferecem este curso