Unidades e Cursos Curso

Inscreva-se

Silvicultura

O que o aluno estuda

Biologia é a base do curso, que trata sobre a conservação e desenvolvimento de florestas. O aluno aprende desde o funcionamento da célula vegetal até melhoramento genético, passando por estudos sobre sementes e pragas. Além do estudo do Código Florestal, também entram no currículo química, bioquímica, matemática, estatística e inglês.

O que o profissional faz

O tecnólogo em Silvicultura cuida da conservação de florestas e da formação sustentável de espécies florestais para uso industrial. Trabalha no processo de produção de, por exemplo, eucalipto, pinus e madeiras de lei, desde o desenvolvimento de mudas até o planejamento do plantio. Determina como será feita a preparação do solo, calcula a quantidade de adubo e de água necessária para a plantação e seleciona as máquinas agrícolas que serão utilizadas no trabalho. Na recuperação de áreas degradadas, define as espécies que serão plantadas e como será feito o reflorestamento. Atua na formação e manutenção de vegetação para conservação de bacias hidrográficas. Realiza estudos de impacto ambiental. Elabora planos de retirada e replantio de vegetação para abertura de jazidas. A região de Capão Bonito, onde o curso é oferecido, é uma das principais produtoras de madeira para papel e celulose do Brasil.

Onde trabalhar

Órgãos governamentais, empresas do setor de base florestal, indústrias de celulose e papel, terceiro setor e mineradoras. O profissional também pode empreender e abrir sua própria empresa de consultoria e assessoria ambiental.

Eixo tecnológico

Recursos Naturais

Talvez você possa se interessar também por

Gestão Ambiental, Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Escolas que oferecem este curso