Unidades e Cursos Curso

Inscreva-se

Eletrônica Automotiva

O que o aluno estuda

Cálculo, física e eletrônica são a base de conhecimento para as principais disciplinas do curso. O aluno aprenderá sobre o funcionamento dos diferentes tipos de motores veiculares e sobre como projetar e programar o conjunto de componentes eletrônicos (módulo eletrônico) que controla o motor, a transmissão e a segurança de um veículo. Estudará também novas tecnologias de comunicação - que permitem, por exemplo, conectar o smartphone ao carro para ouvir músicas e atender um telefonema pelo modo viva-voz - e sobre redes automotivas ou CAN - que conectam os módulos eletrônicos para uma atuação em rede, como o trancamento do veículo, o fechamento dos vidros e o acionamento do alarme. Meio ambiente e gestão de negócios são matérias igualmente importantes dentro do curso, pois são a base para a existência de uma indústria sustentável nos dias atuais. O contato direto com o setor produtivo faz com que o curso de Tecnologia em Eletrônica Automotiva traga as novidades da área para dentro da sala de aula quase que simultaneamente.

O que o profissional faz

Desenvolve módulos eletrônicos para, por exemplo, o controle de motores. Monitora o desempenho dos conjuntos de componentes eletrônicos durante um teste de rodagem. Projeta e programa os equipamentos eletrônicos de um veículo e os sistemas de conforto e conveniência (como sensores que auxiliam o motorista a estacionar). Também pode atuar como consultor técnico e em treinamento para equipes de concessionárias e oficinas, estando apto a coordenar equipes nas áreas de produção, manutenção e testes de veículos de passeio, de carga e de transporte coletivo. Nos últimos anos, o mercado de trabalho em manutenção de veículos aumentou devido ao crescimento da frota no País.

Onde trabalhar

Montadoras, empresas fornecedoras de componentes eletrônicos ou serviços para montadoras, empresas de inspeção veicular, fabricantes de produtos que fazem o diagnóstico do funcionamento de veículos, oficinas e centros automotivos, seguradoras, consultorias e oficinas de concessionárias. O tecnólogo pode também abrir seu próprio negócio.

Eixo tecnológico

Controle e Processos Industriais

Talvez você possa se interessar também por

Automação Industrial, Eletrônica Industrial, Mecânica Automobilística, Mecatrônica Industrial