Unidades e Cursos Curso

Sistemas Biomédicos

O que o aluno estuda

Estrutura e funcionamento de equipamentos médico-hospitalares - que envolve, por exemplo, química, física, mecânica, eletroeletrônica, tecnologias de fabricação e de materiais, instrumentação biomédica, análise de equipamentos médico-hospitalares e manutenção de sistemas biomédicos - e disciplinas da área biológica, como biologia celular, fisiologia, anatomia, microbiologia, fisiologia e imunologia são assuntos estudados no curso.

O que o profissional faz

Planeja, implanta, gerencia e mantém equipamentos clínicos e médico-hospitalares, como respirador artificial, monitores, desfibrilador etc. O tecnólogo é responsável, por exemplo, por checar os equipamentos que serão utilizados durante um procedimento médico. Também pode compor a equipe que atuará durante uma cirurgia. Supervisiona e coordena equipes de manutenção. Assessora a aquisição de equipamentos, orientando quanto às especificações técnicas; executa a instalação e fornece treinamento para os usuários dos aparelhos. Nos fabricantes dos equipamentos médico-hospitalares, está apto para atuar na elaboração de projetos de produtos e na assistência técnica. Pode trabalhar ainda como vendedor técnico. A área de equipamentos médicos é ampla no Brasil, com poucos profissionais e mercado de trabalho promissor.

Onde trabalhar

Hospitais, clínicas, laboratórios, fabricantes e distribuidoras de equipamentos hospitalares e órgãos públicos. É possível abrir um negócio próprio, como uma empresa para revenda ou manutenção de equipamentos.

Eixo tecnológico

Ambiente e Saúde

Talvez você possa se interessar também por

Radiologia

Escolas que oferecem este curso