Unidades e Cursos Curso

Inscreva-se

Sistemas Navais

O que o aluno estuda

No curso o aluno aprende sobre as vias navegáveis, segurança da navegação, construção naval, desenho técnico naval, gerenciamento de frotas, administração, economia, gestão portuária e de terminais e gestão de suprimentos navais. Cálculo, física e informática são importantes para a compreensão do curso, em especial para disciplinas como mecânica dos fluídos, mecânica aplicada à indústria naval e estrutura e estabilidade da embarcação, por exemplo. Matemática financeira, custos e orçamentos, segurança do trabalho e o idioma inglês completam a matriz do curso.

O que o profissional faz

Planeja, executa, vistoria, fiscaliza os sistemas de transporte hidroviário e sua interligação com outros modais. Analisa riscos no que diz respeito à segurança no transporte de cargas e passageiros. Atua com gerenciamento de frotas, coordenação de equipes, elaboração de orçamentos e contratos e planejamento de custos operacionais e construtivos de embarcações. Também vistoria a embarcação depois de pronta, avalia se a estrutura está adequada para o tipo de carga que vai carregar e para o tipo de hidrovia em que vai navegar. Está apto para elaborar laudos técnicos e de controle de qualidade. É uma área com alto índice de empregabilidade e salários atrativos. Há oportunidades, principalmente, em São Paulo, Rio de Janeiro e nas regiões Sul e Norte do País.

Onde trabalhar

Empresas de transporte aquaviário, sociedades classificadoras (que fiscalizam embarcações segundo normas nacionais e internacionais), empresas certificadoras (emissoras de laudos que atestam o cumprimento das normas técnicas), estaleiros, portos, instituições de pesquisa e Marinha Mercante. O profissional também pode empreender, criando sua própria empresa certificadora, por exemplo.

Eixo tecnológico

Infraestrutura

Talvez você possa se interessar também por

Construção Naval, Gestão Portuária

Escolas que oferecem este curso