Dúvidas Frequentes

Caro(a) candidato(a), aqui você encontrará respostas para as suas dúvidas referentes ao Processo Seletivo Vestibular do 1º Semestre de 2018

Inscrições

Para ingressar em um dos cursos de graduação tecnológica (presencias e/ou a distância), o candidato deverá possuir certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente.

Atenção:

Poderá se inscrever para um dos cursos de graduação tecnológica, o candidato que estiver cursando o ensino médio, ou equivalente, desde que no ato da matrícula comprove a conclusão do curso.

Para se inscrever no presente Processo Seletivo Vestibular, o candidato deverá observar as seguintes ETAPAS E PERÍODOS:

·    1ª etapa - preenchimento da Ficha de Inscrição

No período de 07/11 até às 15 horas do dia 07/12/2017,o candidato deverá acessar o site www.vestibularfatec.com.br, e preencher a Ficha de Inscrição, fornecendo os seus dados pessoais e indicando a Fatec, o curso (presencial e/ou a distância) e o período em que pretende estudar, bem como as informações sobre o Sistema de Pontuação Acrescida (“afrodescendência” e “escolaridade pública”).

O candidato poderá, ainda, no momento do preenchimento da Ficha de Inscrição, indicar como 2ª opção o mesmo curso de 1ª opção oferecido em outro período, na mesma Fatec ou o mesmo curso de 1ª opção oferecido em qualquer período de outra Fatec ou qualquer curso com o mesmo conjunto de disciplinas prioritárias em qualquer Fatec e período.

·    2ª etapa - pagamento da taxa de inscrição

A taxa de inscrição no valor de R$ 64,80 (sessenta e quatro reais e oitenta centavos), deverá ser paga em dinheiro, exclusivamente no período de 07/11 até 07/12/2017, na agência bancária de sua preferência, mediante a apresentação do boleto gerado no ato da inscrição.

É obrigatório o candidato tomar conhecimento de todas as normas e procedimentos indicados no Manual do Candidato, o qual estará disponibilizado no site www.vestibularfatec.com.br  em Documentos e Legislação .

Instituições Públicas são as criadas e mantidas pelo poder público federal, estadual, municipal ou pelo Distrito Federal. A gratuidade do ensino não indica, necessariamente, que a escola seja pública.

Atenção:

Escolas vinculadas a fundações, cooperativas, Sistema S (SESI, SENAI, SESC, SENAC) etc., embora gratuitas, SÃO CONSIDERADAS PARTICULARES em função de sua dependência administrativa junto ao setor privado. Do mesmo modo, bolsas de estudo em Instituições particulares, ainda que integrais, não conferem o direito à pontuação acrescida pelo item “escolaridade pública”.

SIM. A taxa de inscrição também poderá ser paga em estabelecimentos que operam o correspondente bancário, tais como: casas lotéricas, supermercados e outros, bem como em agências de Correios que operam o Banco Postal.

Atenção:

Não serão aceitos, em hipótese alguma, como comprovante de pagamento da taxa de inscrição:

  • agendamento de pagamento de título de cobrança;
  • pagamento de conta por envelope;
  • transferência eletrônica, DOC e DOC eletrônico;
  • ordem de pagamento e depósito comum em conta corrente;
  • cartão de crédito.

A inscrição somente será efetivada após o pagamento do boleto e posterior confirmação da quitação pela rede bancária.

O candidato receberá a confirmação da efetivação de sua inscrição no presente Processo Seletivo Vestibular, até 10 (dez) dias após o pagamento da taxa de inscrição. Esta confirmação será enviada ao e-mail informado na Ficha de Inscrição eletrônica, desde que esteja correto e disponível para o recebimento de mensagens.

A taxa de inscrição terá validade para o presente Processo Seletivo Vestibular e uma vez paga, não será devolvida, ainda que efetuada a mais ou em duplicidade, exceto no caso de não haver implantação do curso por falta de demanda.

Quando o curso indicado em 1ª opção não atingir a demanda 1,5 (um vírgula cinco) candidatos/vaga, o curso será objeto de estudo pela Unidade do Ensino Superior de Graduação - CESU para sua implantação. Caso a CESU opte pela não implantação do curso, o candidato terá sua inscrição automaticamente remanejada, para a 2ª opção, quando indicada; caso a 2ª opção indicada não atinja a demanda 1,5 (um vírgula cinco) candidatos/vaga, o curso será, também, objeto de estudo pela CESU, para sua implantação.

O candidato beneficiado com a isenção/redução da taxa deverá efetuar a sua inscrição no presente Processo Seletivo Vestibular, para a Fatec escolhida, no período de 28/11 até às 15 horas do dia 07/12/2017. O candidato isento da taxa, deverá ficar atento ao término do processo de inscrição, pois não haverá a emissão de boleto bancário para pagamento, indicando, assim, a isenção da taxa de inscrição. Para o candidato beneficiado com a redução da taxa será gerado boleto no valor de 50% do valor da inscrição. Em caso de dúvidas, o candidato deverá entrar em contato imediatamente com a Central de Informações ou enviar um e-mail pelo “Fale Conosco" do site www.vestibularfatec.com.br. O candidato que solicitou a isenção/redução da taxa não poderá efetuar, em hipótese alguma, a inscrição antes da divulgação oficial do resultado da análise da isenção/redução da taxa.

Não serão permitidas, em hipótese alguma, alterações ou inclusões na Ficha de Inscrição, principalmente nos campos “Fatec”, “curso e período”, “nº de inscrição do ENEM” e no Sistema de Pontuação Acrescida (“afrodescendência” e “escolaridade pública”), após o encerramento do período de inscrições e/ou pagamento da taxa de inscrição do Processo Seletivo-Vestibular, inclusive no dia do Exame.

O boleto será gerado após a finalização da inscrição. O boleto será gravado no formato pdf e para abrí-lo será necessária a utilização do Adobe Reader. Para fazer o download do Adobe Reader clique no link http://get.adobe.com/br/reader/