Dúvidas Frequentes

Caro(a) candidato(a), aqui você encontrará respostas para as suas dúvidas referentes ao Processo Seletivo Vestibular do 2º Semestre de 2016

Geral

  •   08/03 até às 15h do dia 08/04/16 - Inscrições para isenção/redução da taxa e entrega nas Fatecs (nos dias úteis, das 9h às 20h) da documentação de isenção/redução da taxa de inscrição
  •  03/05 até às 15h do dia 09/06/16 - Inscrições do Processo Seletivo
  •  03/05 - Divulgação do resultado da solicitação de isenção/redução da taxa
  •  28/06/16 - Divulgação dos locais de Exame
  •  03/07/16 (domingo), às 13 horas  Exame – duração da prova: 5 horas
  •  03/07/16 (domingo), a partir das 18h30min- Divulgação do gabarito oficial
  •  20/07/16 - Divulgação da lista de classificação geral, da1ª lista de convocação e do desempenho dos candidatos
  •  21 e 22/07/16 - Matrícula da 1ª lista de convocação
  •  25/07/16 - Divulgação da 2ª lista de convocação
  • 26/07/16 - Matrícula da 2ª lista de convocação 

A partir de 20/07/2016, será disponibilizado no site www.vestibularfatec.com.br o desempenho dos candidatos inscritos no presente Processo Seletivo Vestibular, sendo divulgada a nota de classificação geral, bem como as notas obtidas na prova, por disciplina e a nota da redação.

SIM. O candidato que prestou o ENEM poderá utilizar sua nota obtida na prova objetiva para efeito de cálculo da nota final da prova do Vestibular. Para tanto, deverá preencher, na Ficha de Inscrição, no item “nº de inscrição do ENEM”, o número de sua inscrição, optando pelo resultado obtido no ENEM em apenas UM dos anos - 2013 ou 2014 ou 2015.

Observações sobre o ENEM

  • A nota do ENEM será utilizada conforme o disposto no cálculo da nota final.
  • O candidato poderá indicar o número de inscrição do ENEM somente no ato da inscrição para o Processo Seletivo Vestibular.
  • O número de inscrição do ENEM, indicado na Ficha de Inscrição, é de inteira responsabilidade do candidato, e caso o número esteja incorreto, a nota do ENEM não será considerada.
  • O não preenchimento do campo relativo ao ENEM significa a sua não utilização.
  • Informações sobre o ENEM poderão ser obtidas pelo telefone 0800 616161 e pelo site www.inep.gov.br.

Inscrições

Para ingressar em um dos cursos de graduação tecnológica (presencias e/ou a distância), o candidato deverá possuir certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente.

Atenção:

Poderá se inscrever para um dos cursos de graduação tecnológica, o candidato que estiver cursando o ensino médio, ou equivalente, desde que no ato da matrícula comprove a conclusão do curso.

Para se inscrever no presente Processo Seletivo Vestibular, o candidato deverá observar as seguintes ETAPAS E PERÍODOS:

·    1ª etapa - preenchimento da Ficha de Inscrição

No período de 03/05 até às 15 horas do dia 09/06/2016,o candidato deverá acessar o site www.vestibularfatec.com.br, e preencher a Ficha de Inscrição, fornecendo os seus dados pessoais e indicando a Fatec, o curso (presencial e/ou a distância) e o período em que pretende estudar, bem como as informações sobre o Sistema de Pontuação Acrescida (“afrodescendência” e “escolaridade pública”).

O candidato poderá, ainda, no momento do preenchimento da Ficha de Inscrição, indicar como 2ª opção o mesmo curso de 1ª opção oferecido em outro período, na mesma Fatec ou o mesmo curso de 1ª opção oferecido em qualquer período de outra Fatec ou qualquer curso com o mesmo conjunto de disciplinas prioritárias em qualquer Fatec e período.

·    2ª etapa - pagamento da taxa de inscrição

A taxa de inscrição no valor de R$ 75,00 (setenta e cinco reais), deverá ser paga em dinheiro, exclusivamente no período de 03/05 até 09/06/2016, na agência bancária de sua preferência, mediante a apresentação do boleto gerado no ato da inscrição.

É obrigatório o candidato tomar conhecimento de todas as normas e procedimentos indicados no Manual do Candidato, o qual estará disponibilizado no site www.vestibularfatec.com.br  em Documentos e Legislação .

Instituições Públicas são as criadas e mantidas pelo poder público federal, estadual, municipal ou pelo Distrito Federal. A gratuidade do ensino não indica, necessariamente, que a escola seja pública.

Atenção:

Escolas vinculadas a fundações, cooperativas, Sistema S (SESI, SENAI, SESC, SENAC) etc., embora gratuitas, SÃO CONSIDERADAS PARTICULARES em função de sua dependência administrativa junto ao setor privado. Do mesmo modo, bolsas de estudo em Instituições particulares, ainda que integrais, não conferem o direito à pontuação acrescida pelo item “escolaridade pública”.

SIM. A taxa de inscrição também poderá ser paga em estabelecimentos que operam o correspondente bancário, tais como: casas lotéricas, supermercados e outros, bem como em agências de Correios que operam o Banco Postal.

Atenção:

Não serão aceitos, em hipótese alguma, como comprovante de pagamento da taxa de inscrição:

  • agendamento de pagamento de título de cobrança;
  • pagamento de conta por envelope;
  • transferência eletrônica, DOC e DOC eletrônico;
  • ordem de pagamento e depósito comum em conta corrente. 

A inscrição somente será efetivada após o pagamento do boleto e posterior confirmação da quitação pela rede bancária.

O candidato receberá a confirmação da efetivação de sua inscrição no presente Processo Seletivo Vestibular, até 10 (dez) dias após o pagamento da taxa de inscrição. Esta confirmação será enviada ao e-mail informado na Ficha de Inscrição eletrônica, desde que esteja correto e disponível para o recebimento de mensagens.

A taxa de inscrição terá validade para o presente Processo Seletivo Vestibular e uma vez paga, não será devolvida, ainda que efetuada a mais ou em duplicidade, exceto no caso de não haver implantação do curso por falta de demanda.

Quando o curso indicado em 1ª opção não atingir a demanda 1,5 (um vírgula cinco) candidatos/vaga, o curso será objeto de estudo pela Unidade do Ensino Superior de Graduação - CESU para sua implantação. Caso a CESU opte pela não implantação do curso, o candidato terá sua inscrição automaticamente remanejada, para a 2ª opção, quando indicada; caso a 2ª opção indicada não atinja a demanda 1,5 (um vírgula cinco) candidatos/vaga, o curso será, também, objeto de estudo pela CESU, para sua implantação.

O candidato beneficiado com a isenção/redução da taxa deverá efetuar a sua inscrição no presente Processo Seletivo Vestibular, para a Fatec escolhida, no período de 03/05 até às 15 horas do dia 09/06/2016. O candidato isento da taxa, deverá ficar atento ao término do processo de inscrição, pois não haverá a emissão de boleto bancário para pagamento, indicando, assim, a isenção da taxa de inscrição. Para o candidato beneficiado com a redução da taxa será gerado boleto no valor de 50% do valor da inscrição. Em caso de dúvidas, o candidato deverá entrar em contato imediatamente com a Central de Informações ou enviar um e-mail pelo “Fale Conosco" do site www.vestibularfatec.com.br.

Não serão permitidas, em hipótese alguma, alterações ou inclusões na Ficha de Inscrição, principalmente nos campos “Fatec”, “curso e período”, “nº de inscrição do ENEM” e no Sistema de Pontuação Acrescida (“afrodescendência” e “escolaridade pública”), após o encerramento do período de inscrições e/ou pagamento da taxa de inscrição do Processo Seletivo-Vestibular, inclusive no dia do Exame.

O boleto será gerado após a finalização da inscrição. O boleto será gravado no formato pdf e para abrí-lo será necessária a utilização do Adobe Reader. Para fazer o download do Adobe Reader clique no link http://get.adobe.com/br/reader/

Prova

O Exame será realizado no dia 03/07/2016 (domingo), às 13 horas.

Para verificar o local onde realizará o Exame, o candidato deverá a partir do dia 28/06/2016, comparecer à Fatec em que pretende estudar ou acessar o site www.vestibularfatec.com.br

  • A confirmação do local onde realizará o Exame será de inteira responsabilidade do candidato.
  • O candidato deverá, obrigatoriamente, realizar o Exame no local determinado pela Fatec.
  • Não haverá envio de convocação pelos Correios, por e-mail ou por quaisquer outros meios.

A prova terá duração de 5 (cinco) horas.

Observações:

  • O portão da escola será aberto às 12h15min e fechado às 13 horas, impreterivelmente. Após o fechamento do portão, não será permitida a entrada de nenhum candidato. Por esse motivo, o candidato deverá chegar com antecedência de 1 (uma) hora, para localizar sua sala e sua carteira, evitando-se, assim, possíveis imprevistos.
  • Após o início do Exame, o candidato deverá permanecer no mínimo até às 15h30min dentro da sala do Exame, podendo levar o caderno de questões a partir deste horário.

O candidato deverá levar no dia do Exame:

1.  caneta esferográfica de tinta preta ou azul, lápis preto nº 2 e borracha.

2.  ORIGINALde UM dos seguintes documentos de identidade:

  • documento de identidade expedido pelas Secretarias de Segurança Pública (RG), pelas Forças Armadas ou pela Polícia Militar;
  • cédula de identidade de estrangeiros (RNE) dentro da validade;
  • carteira nacional de habilitação com foto, dentro do prazo de validade (CNH-modelo novo);
  • documento expedido por Ordens ou Conselhos Profissionais, dentro da validade, que, por lei federal, valem como documento de identidade em todo o país (exemplo: OAB, COREN, CREA e outros);
  • carteira de trabalho e previdência social (CTPS);
  • passaporte brasileiro, dentro do prazo de validade.

Atenção:

  • Não serão aceitos, em hipótese alguma, como “documentos de identidade” os documentos indicados na sequência, por serem destinados a outros fins: carteira ou caderneta escolar (RG escolar - UMES - UBES), certidão de nascimento e/ou de casamento, título de eleitor, carteira de habilitação sem foto (modelo antigo), Certificado de Reservista com ou sem foto, crachás e identidade funcional de instituição pública ou privada.
  • Também não serão aceitos protocolos e/ou cópias reprográficas (xerox), autenticadas ou não-autenticadas, dos documentos de identidade. Somente será aceita apresentação de documento de identidade ORIGINAL.

O documento de identidade que o candidato apresentar no dia do Exame deverá estar em boas condições de visibilidade, de modo a possibilitar a conferência da foto, da assinatura e dos demais dados. Caso o documento esteja com foto antiga e/ou com a indicação de “não alfabetizado” e/ou em más condições de visibilidade, este deverá ser substituído, sendo necessário, para tanto, providenciar a 2ª (segunda) via do mesmo, antes da data do Exame.

Primeiramente, o candidato deverá verificar se não possui outro “documento de identidade” permitido, ou seja, carteira nacional de habilitação com foto, dentro do prazo de validade (CNH-modelo novo) oudocumento expedido por Ordens ou Conselhos Profissionais que, por lei federal, valem como documento de identidade em todo o país (exemplo: OAB, COREN, CREA e outros) ou carteira de trabalho e previdência social (CTPS) ou passaporte brasileiro, dentro do prazo de validade.

Caso não possua, o candidato deverá levar e apresentar, obrigatoriamente, a via original e uma cópia do Boletim de Ocorrência Policial, ou da Declaração/Certidão de Extravio de Documento datado de no máximo 6 (seis) meses antes do dia do Exame, justificando o fato ocorrido, bem como uma foto 3x4 recente. Tanto a cópia do Boletim de Ocorrência Policial, ou a cópia da Declaração/Certidão de Extravio de Documento, quanto à foto 3x4 recente, serão retidas pelo Coordenador de Prédio após a identificação datiloscópica do candidato. Neste caso, o candidato que não apresentar, no momento do Exame, o Boletim de Ocorrência Policial e a respectiva cópia, ou a Declaração/Certidão de Extravio de Documento e a respectiva cópia e a foto 3x4 recente, será impedido de realizar a prova.

O Exame referente ao Processo Seletivo Vestibular será constituído de duas partes, comuns a todos os cursos:

  • uma redação;
  • uma prova com 54 (cinquenta e quatro) questões, cada uma com 5 (cinco) alternativas (A, B, C, D e E), sendo:
    • Cinco (5) questões relativas a cada uma das 8 (oito) disciplinas que compõem o núcleo comum do ensino médio (Matemática, Português, Física, Química, Biologia, História, Geografia e Inglês), num total de 40 (quarenta) questões;
    • Cinco (5) questões com a finalidade de verificar a capacidade de raciocínio lógico do candidato;
    • Nove (9) questões que proporão a articulação de conhecimentos das disciplinas de Ensino Médio, para a solução de situações-problema.
  • Oito (8) conjuntos de questões terão peso 1 (um) e 2 (dois) conjuntos terão peso 2 (dois), conforme determinado no Anexo II da Portaria CEETEPS em função do eixo tecnológico do curso escolhido.

A tabela contendo os conjuntos de questões e respectivos pesos, por curso oferecido, quanto o programa da prova constam do Manual do Candidato disponibilizado no site www.vestibularfatec.com.br

O candidato poderá acessar as provas e os gabaritos dos últimos semestres no site www.vestibularfatec.com.br em Provas e Gabaritos.

O gabarito oficial da prova será divulgado a partir das 18h30min do dia 03/07/2016, no site www.vestibularfatec.com.br.

  • Qualquer questionamento acerca da prova, com a devida justificativa (proposta de resolução da questão), deverá ser encaminhado SOMENTE pela Internet, na seção “Fale Conosco" do site www.vestibularfatec.com.br, impreterivelmente, até as 12 horas do dia 05/07/2016.

Classificação

Instituído pelo Decreto Estadual nº 49.602/05 e nos termos da Deliberação CEETEPS nº 08/07, o Sistema de Pontuação Acrescida implica no acréscimo de pontos à nota final obtida em exame seletivo, ao candidato que declare ser afrodescendente e/ou demonstre ter cursado todas as séries do ensino médio em instituições públicas existentes no território nacional brasileiro.

Poderão ser acrescidos os seguintes percentuais à nota final do candidato:

I -       três por cento (3%) para o candidato que se declarar afrodescendente.

II -     dez por cento (10%) para o candidato que declarar ter cursado todas as séries do ensino médio, em instituições públicas, devendo, no ato da matrícula, apresentar o(s) documento(s) comprobatório(s) demonstrando esta escolaridade.

III -   treze por cento (13%) para candidato que atender cumulativamente os itens  I e II  - “afrodescendência” e “escolaridade pública”.

 Apenas a certificação de conclusão do ensino médio decorrente do Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM ou do Programa de Educação de Jovens e Adultos – EJA e do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - ENCCEJA não pressupõe a frequência em escola pública para efeito de concessão do benefício de pontuação acrescida.

lista de classificação geral será divulgada no dia 20/07/2016, na Fatec em que o candidato pretende estudar e no site www.vestibularfatec.com.br.

Observações:

  • É de inteira responsabilidade do candidato a verificação da lista de classificação geral.
  • Não serão fornecidas informações a respeito da lista de classificação geral por telefone, por carta, por e-mail ou por fax.

As listas de convocados serão divulgadas na Fatec em que o candidato pretende estudar, conforme o calendário a seguir: 20/07/2016 - 1ª lista de convocados e 25/07/2016 - 2ª lista de convocados.

Observações:

  • É de inteira responsabilidade do candidato a verificação das listas de convocados.
  • Não serão fornecidas informações a respeito das listas de convocados por telefone, por carta, por e-mail ou por fax.
  • Somente a 1ª lista de convocados será divulgada no site www.vestibularfatec.com.br
  • A 2ª lista de convocados e as demais, se houver, serão divulgadas somente na Fatec em que o candidato pretende estudar.

Caso as vagas oferecidas não sejam preenchidas pelos candidatos convocados nas 1ª e 2ª listas, conforme o calendário acima, a secretaria de cada Fatec, posteriormente, convocará os candidatos classificados sempre em ordem decrescente de notas finais, conforme divulgação pela própria unidade de ensino. 

Para o cálculo da nota final será utilizado o seguinte critério:

Nota das questões da prova.

A nota das questões objetivas da prova será dada por:

P = 100 x NPC/64

Em que:

  • NPC = Nota ponderada total das questões, formada pelo número de respostas certas das 10questões de peso 2 multiplicado por dois, somado ao número de respostas certas das 44  questões de matérias de peso 1.

Nessa parte da prova, o candidato que prestou o ENEM poderá utilizar a nota da parte objetiva da prova do ENEM.  A nota final (N) para as questões objetivas será dada por:

  • N = (4 x P + 1 x ENEM)/5 se ENEM maior que P ou N = P, se ENEM menor ou igual a P.

Em que:

  • P: é a nota obtida nas questões objetivas da prova da Fatec.
  • ENEM: é a nota da parte objetiva da prova do ENEM.

A Nota Final do candidato será dada pela igualdade:

NF = (8 x N + 2 x R)/10

Em que:

  • N: é a nota final da parte objetiva da prova.
  • R: é a nota obtida na redação (valor máximo100).
  • NF: é a nota final da prova.

Para o candidato que utilizar o Sistema de Pontuação Acrescida, a sua nota final será obtida pela seguinte fórmula:

NFA = NF (1 + A + P)

Em que:

  • NF: nota final obtida pelo candidato.
  • A (valor 3%): para candidatos que, no ato da inscrição, se autodeclararem afrodescendentes.
  • P (valor 10%): para candidatos que, no ato da inscrição, declararem que cursaram, integralmente, o ensino médio em instituições públicas federais, estaduais, municipais ou do Distrito Federal.

O valor máximo da NFA é 100,000.

  • Na lista de classificação geral constará o nome de todos os candidatos inscritos e as suas classificações, conforme a Fatec, a opção de curso e período.
  • A lista de convocados é elaborada com base na classificação obtida pelos candidatos no Processo Seletivo Vestibular, por ordem decrescente de notas finais, até o limite de vagas oferecidas para cada curso e Fatec.

Matrícula

Todos os candidatos convocados, de acordo com a ordem de classificação de notas finais, deverão comparecer à Fatec em que pretendem estudar, para realizarem a matrícula, nas seguintes datas:

  • 21 e 22/07/2016 - Matrícula da 1ª lista de convocados
  • 26/07/2016 - Matrícula da 2ª lista de convocados

O candidato deverá verificar o horário para a matrícula junto à Fatec em que pretende estudar, pois é responsabilidade da unidade de ensino estabelecer o devido horário de matrícula.

  • Caso o candidato não efetue a matrícula na data e no horário fixado perderá o direito à vaga e não será incluído nas chamadas seguintes.

 A matrícula dos candidatos convocados para os cursos de graduação das Faculdades de Tecnologia será de responsabilidade da direção da mesma e dependerá da apresentação de uma foto 3X4, recente, e uma cópia autenticada em cartório OU cópia acompanhada do original, de cada um dos seguintes documentos:

I. certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente;

II. histórico escolar completo do ensino médio ou equivalente;

III. certidão de nascimento ou casamento;

IV. carteira de identidade;

V. cadastro de pessoa física (CPF);

VI. título de eleitor, para brasileiros maiores de 18 anos, com comprovante de votação ou certidão de quitação eleitoral;

VII. certificado que comprove estar em dia com o serviço militar, para brasileiros do sexo masculino, do dia 1º de janeiro do ano em que o candidato completar 18 anos de idade até 31 de dezembro do ano em que completar 45 anos de idade.

VIII. O candidato que utilizar o Sistema de Pontuação Acrescida, pelo item “escolaridade pública”, deverá apresentar histórico escolar OU declaração escolar contendo o detalhamento das séries cursadas e o(s) nome(s) da(s) escola(s), comprovando, assim, ter cursado todas as séries do ensino médio, em instituições públicas no território nacional brasileiro;

IX. O candidato que pretenda obter aproveitamento de estudos em disciplina(s) já realizada(s) em outro curso superior deverá apresentar a documentação referente à carga horária, ementa e programa da(s) disciplina(s) cursada(s) e histórico escolar da instituição de ensino superior de origem.

  • O candidato deverá providenciar, com antecedência, a documentação necessária para a efetivação de sua matrícula, pois a Secretaria da Faculdade de Tecnologia não realizará, em hipótese alguma, a matrícula do candidato convocado cuja documentação estiver incompleta, colocando a respectiva vaga à disposição dos próximos classificados.

DECLARAÇÃO ESCOLAR (em papel timbrado da escola)

 

  Declaramos, para os devidos fins, que (nome do aluno), portador(a) do RG nº ____________,   cursou o ensino médio em instituição pública, respectivamente a(s) seguinte(s) série(s):

  • 1ª série - (nome da escola) – (município) – (estado)
  • 2ª série - (nome da escola) – (município) – (estado)
  • 3ª série - (nome da escola) – (município) – (estado)

         ________________                   __________________________________________

               local e data                              assinatura e carimbo do responsável na escola

NÃO. O candidato deverá providenciar, com antecedência, a documentação necessária para a efetivação de sua matrícula, pois a secretaria da Fatec não efetuará, em hipótese alguma, a matrícula do candidato convocado cuja documentação esteja incompleta, colocando a respectiva vaga à disposição dos próximos classificados.

O candidato que utilizar o Sistema de Pontuação Acrescida, pelo item “escolaridade pública,caso não comprove ter cursado a 1ª, a 2ª e a 3ª série do ensino médio, em instituições públicas existentes no território nacional brasileiro, será impedido de realizar a sua matrícula, conforme consta no Artigo 6º do Decreto Estadual nº 49.602/05 “constatada, a qualquer tempo, a falsidade das informações constantes dos documentos, sujeitar-se-á o infrator às penalidades previstas na legislação civil e penal e terá cancelada sua matrícula junto à respectiva instituição”, não havendo possibilidade de reclassificação.